Citroen C3 2025 abandona velho 1.6 para ser turbinado igual ao Fiat Pulse

Motor deverá ser acompanhado de melhorias no hatch para embalar de vez nas vendas

Renan Rodrigues
Por
16.08.2024 às 13:52

O Citroën C3 será mais um modelo da Stellantis a receber o motor T200, ou seja, o 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A informação foi confirmada pela marca francesa e o lançamento será no próximo dia 20 de agosto.

Com o novo motor, o C3 2025 abandona de vez o antigo 1.6, enterrando os laços com a antiga PSA e abraçando de vez o novo conglomerado. A expectativa é que o hatch com motor 1.0 turbo ofereça bom desempenho e corrija as críticas feitas às versões com o veterano motor aspirado.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Infelizmente para os puristas, o motor deverá ser acompanhado somente do câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Não será dessa vez que os fãs do VW up! terão um hatch compacto leve com motor 1.0 turbo e câmbio manual, mas a Renault tentará capturar esses clientes com o Kardian.

O motor 1.0 turbo em questão é o mesmo que estreou no Fiat Pulse, mas também é usado por Fastback e Strada considerando a gama da marca italiana. Partindo para o lado francês da Stellantis, o propulsor equipa os Peugeot 208 e 2008, este que acabou de ser lançado em sua nova geração. Na Citroën, além do C3, o motor já está disponível no C3 Aicross e é aguardado no Basalt.

Vale lembrar que o C3 corrigiu recentemente uma das falhas de seu lançamento, já que passou a ser equipado com chave canivete como item de série. Anteriormente, todas as versões, mesmo as mais caras, usavam uma chave convencional, parecida com a usada por motos, por exemplo.

Em termos de desempenho, graças ao baixo peso, espera-se que o Citroën C3 seja o hatch compacto mais rápido do mercado. Para marcar a estreia do motor turbinado, o modelo ganhará uma nova configuração batizada de YOU!.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade