Novo Citroën Basalt começa a ser produzido no Brasil; veja fotos

Modelo vai popularizar estilo SUV cupê e estreia em breve com duas motorizações

Diego Dias
Por
18.09.2024 às 18:54

Flagrado diversas vezes rodando em testes no Brasil, o novo Citroën Basalt finalmente teve sua produção iniciada na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ). Com isso, a Citroën conclui o último integrante da família C-Cubed, com o Basalt sendo o terceiro a chegar depois do SUV C3 Aircross, lançado ano passado, e o hatch C3 – que fez sua estreia em 2022.

O novo SUV cupê aparece em fotos oficiais num belo tom de azul, que deverá ser a cor de lançamento do modelo, que simboliza a conclusão dos R$ 10 bilhões investidos na fábrica fluminense desde 2011. A marca francesa não deu muitos detalhes do novo Basalt, que já foi lançado na Índia.

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Como é o novo Citroën Basalt?

Embora a Citroën do Brasil ainda não tenha revelado informações oficiais sobre seu próximo lançamento, podemos nos basear no modelo vendido na Índia, que será basicamente o mesmo quando comparamos com imagens do SUV cupê flagrado no Brasil, salvo algumas diferenças sutis.

Podemos dizer que o novo Citroën Basalt será um pouco maior que o C3 Aircross em comprimento (4.352 mm contra 4.320 mm), enquanto o entre-eixos será um pouco menor (2.651 mm contra 2.675 mm). A largura, por sua vez, fica em 1.765 mm e a altura em 1.593 mm. O Basalt deverá repetir a receita do Fastback com um amplo espaço no porta-malas, pois o modelo indiano tem ótimos 470 litros de capacidade, pouco menor que do C3 Aircross (493 litros), por exemplo.

Baseado na plataforma CMP (ou Smart Car) como os irmãos C3 e C3 Aircross, o novo Basalt terá praticamente a mesma dianteira dos demais, compartilhando mais o estilo com o C3 Aircross. Terá esquema de faróis duplos com luzes diurnas de LED na parte superior e os faróis principais abaixo, enquanto o para-choque dianteiro terá detalhes diferentes mais quadrados na parte inferior.

Chama a atenção principalmente de perfil por conta da caída do teto, bem ao estilo cupê que termina na tampa traseira. Destaque ainda para as molduras nas caixas de rodas e as lanternas que invadem as laterais e que trazem uma bela assinatura visual. No modelo indiano as rodas são de 16 polegadas, um bom indicativo do que teremos por aqui também.

Por dentro deve manter o que temos hoje no C3 e C3 Aircross: central multimídia com tela de 10,2 polegadas e painel de instrumentos digital pequeno, de 7 polegadas. O que deverá ser novidade mesmo serão os comandos de climatização, que substituem os botões redondos por outros do tipo interruptor.

O motor do novo Basalt

No Brasil podemos esperar que o SUV cupê receba o motor 1.0 Firefly para suas versões mais baratas, cuja potência fica em até 75 cv e o torque em 10,7 kgfm, algo que foi revelado pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do Auto Segredos. Caso confirmado, o novo Citroën Basalt será o primeiro SUV equipado com motor 1.0 aspirado no Brasil.

Para as configurações intermediárias ou topo de linha podemos esperar o propulsor três cilindros 1.0 turbo amplamente usado pela Stellantis, o famoso T200 que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm, o mesmo utilizado em todas versões do C3 Aircross e do recém-lançado C3 You! (configuração topo de gama do hatch).

A chegada ao Brasil

Com lançamento programado para daqui a duas semanas, resta saber qual será o preço do SUV cupê no mercado brasileiro. Porém, a Índia nos dá um bom caminho do que podemos esperar aqui: por lá o novo Citroën Basalt é vendido por 799 mil rúpias na pré-venda, o que em conversão direta resulta em R$ 53 mil.

Para se ter ideia do mercado indiano e do posicionamento do novo Citroën Basalt por lá, o hatch C3 sai por R$ 46 mil na conversão direta e o SUV C3 Aircross por R$ 74 mil. Portanto, tal precificação pode prever um posicionamento similar para o Brasil, onde o Basalt ficaria numa posição intermediária, ou seja, acima do C3 e abaixo do C3 Aircross em faixa de preço. Dessa forma, podemos esperar preços entre R$ 100 mil e R$ 120 mil para o Basalt.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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