CNH terá novas informações e cores em 2022. Entenda o que muda
Documento terá repaginação visual e carregará um novo quadro para informar as habilitações do portador a partir de junho
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou na última semana, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 886, que altera o layout da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
As mudanças serão visuais e de informações constantes no documento, mas não alteram critérios como a validade do documento (dez anos para quem tem entre 18 e 49 anos, cinco anos para pessoas entre 50 e 70 anos e três anos para motoristas acima dos 70 anos), em vigor desde abril do ano passado.
A nova CNH será emitida a partir de 1º junho de 2022, mas sua troca não será obrigatória ou imediata. A mudança para a nova habilitação ocorrerá de forma gradativa, à medida em que os condutores renovarem o documento.
Novo visual
A alteração já começa na cor. A atual CNH mescla tons de verde na parte da frente, enquanto a parte interna é pintada de laranja. Agora, a nova habilitação vai misturar as cores verde, branca e dourada. Na parte de dentro, será mantido o tom laranja e os detalhes, mas haverá o acréscimo do brasão da República Federativa.
Além disso, o documento trará uma nova disposição de informações. Na parte da frente, manterá os dados de nome e sobrenome, RG, CPF, data de nascimento, filiação, número do registro, data de validade, data da 1ª habilitação e categoria do condutor.
Leia também: Blitz na estrada: em que situações o carro pode ou não ser apreendido
Além delas, acrescentará: as letras D ou P, para indicar se o motorista tem carteira definitiva ou apenas permissão para dirigir, respectivamente; Município e Estado de nascimento junto à data; nacionalidade; uma tabela com diferentes tipos de veículos, indicando quais categorias o portador do documento está habilitado a dirigir.
Outra mudança está no local da assinatura. Antes, constava na parte inferior da CNH. A partir de junho de 2022, ficará abaixo da foto do motorista. Já o quadro “Observações” foi arrastado para o local em que ficava essa assinatura.
No verso, a nova CNH manterá o QR Code, disponível desde 2017 para o documento. Ele carrega todos os dados do documento, inclusive a foto, e é usado para habilitar a CNH digital.
Você também pode se interessar por:
Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA
Multas de trânsito: valores, tipos, gravidade e quais suspendem a CNH
Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet
Multa de trânsito de R$ 17.000? As 5 infrações mais caras do Brasil