CNH: visão é a condição que mais reprova motorista no Brasil

Inaptidão visual pode fazer motorista perder viagem no momento de renovar a carteira

MG
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21.07.2024 às 20:30 • Atualizado em 12.11.2024
Inaptidão visual pode fazer motorista perder viagem no momento de renovar a carteira

Como anda sua saúde? E a visão? Cansado depois de assistir a um jogo ou programa pela televisão? Apertando muito os olhos para ver as legendas no cinema? Enfim, há quanto tempo você não vai ao oftalmologista?

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só é lembrada em cima da hora. Mas o intervalo entre os exames exige atenção. Se não riscar ou quebrar, lentes de óculos não têm um prazo de validade preciso. Além de um progressivo desconforto, talvez você não perceba que está passando da hora de atualizá-las. Mas o médico que faz o exame de renovação da CNH vai perceber. E você pode sair de lá com um prazo de validade mais curto da habilitação, ou sem a renovação – mas com o compromisso de ir ao oftalmologista atualizar a receita dos óculos ou lente de contato e voltar depois.

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Condições visuais abaixo do exigido são a causa mais comum da não renovação da CNH no dia do exame. Ou inaptidão temporária, nas palavras de Flavio Adura, diretor científico da Abramet – a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Segundo o médico, doenças como catarata, glaucoma, doença da retina, entre outras, aumentam em muito a probabilidade de um acidente de carro.

Diz o doutor Flavio Adura: “A causa mais frequente de inaptidão temporária são as condições visuais, uma acuidade visual diminuída, um campo visual diminuído, uma patologia que dá deficiência para enxergar à noite em reação ao ofuscamento retardado. O condutor vai ao oftalmologista, havendo possibilidade de correção e tratamento, ele retorna e será aprovado. Inapto quando o motivo da reprovação para a condução do veículo na categoria pretendida for irreversível, não havendo possibilidade de tratamento ou correção.”

É isso, as exigências para condutores de veículos de passageiros ou carga são maiores. Segundo o doutor Flavio Adura, quem se habilita a conduzir carros de passeio, ou mesmo táxis e caminhonetes até 3.500 kg, deve provar uma força manual igual ou superior a 20 kg em cada uma das mãos. Para candidatos das categorias C, D e E, caminhão, ônibus articulados, essa força deve ser igual ou superior a 30 kg em cada mão.

Motoristas também devem estar em dia com a audição, a fim de perceber os sons externos como sirenes, buzinas, apitos e alarmes. E ainda ruídos que denunciam problemas mecânicos. Já motoristas profissionais devem ser capazes de ouvir o suficiente para dialogar com passageiros sem a necessidade de tirar os olhos da via.

A visão pode adiar ou mesmo reprovar a habilitação de muita gente. Mas é preciso que o ou a motorista esteja bem de saúde. Diz o diretor da Abramet que o exame começa com um questionário que o candidato deve responder “sob pena de responsabilidade”. Se a pessoa omitir algum dado, pode ser responsabilizada no Código Penal Brasileiro pelo artigo 299, que é o crime de falsidade ideológica. O médico do tráfego ainda pode perguntar se a pessoa faz algum tratamento, toma algum remédio.

Sono ao volante, afirma o doutor Flavio Adura, é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Segundo ele, “estima-se que mais de 30% dos acidentes rodoviários noturnos são provocados por motoristas com distúrbios do sono.” Ainda segundo o diretor da Abramet:

“Determinadas condições médicas são responsáveis por cerca de 12% dos sinistros fatais; pela ordem, cardiopatia, epilepsia, doenças cognitivas, doenças mentais, hipoglicemia provocada por usuários de insulina e distúrbios do sono. Muitas vezes, quando são solicitadas avaliações especializadas dos médicos assistentes, os candidatos poderão ser considerados aptos, muitas vezes com restrições nas categorias e sempre com diminuição do prazo de validade permitido no Código de Trânsito Brasileiro.”

Passar no exame teórico para tirar a habilitação é relativamente fácil, só precisa estudar. A prova prática já tem seus desafios, como superar o nervosismo e alguns, digamos, obstáculos. Já fazer o exame médico para renovar a CNH depende de cuidar bem da saúde – sem esquecer do oftalmologista. Mas isso, independentemente de dirigir um veículo ou não, é prioridade. Afinal, todos gostam de dizer que saúde é tudo, não? Então cuide bem da sua!

Bons caminhos, até a próxima!

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Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

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