"Cyberscooter”? Startup americana quer vender scooter futurista por 10 mil dólares
Empresa recebeu aporte milionário para emplacar a motinho com visual diferentão
Depois que Elon Musk revelou a Cybertruck em 2019 e, de fato, a lançou quatro anos depois, uma pergunta surgia no horizonte da indústria: será que mais marcas abraçariam o design geométrico nada convencional (para não dizer “disruptivo” como o próprio Musk gosta de definir) da picape? Estaria nascendo ali uma nova tendência para as picapes?
Até o momento, não a ousadia de Musk parece estar restrita à Tesla mesmo, ao menos na indústria automotiva. Agora, no caso das motocicletas, ao menos uma startup olhou para a Cybertruck e pensou: “tá aí um case de inspiração”. Essa startup é a Infinite Machine e a evidência que sustenta essa hipótese é o modelo de estreia dela, a scooter P1.
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Como as fotos mostram bem, a Infinite Machine apostou num visual bem exótico para a P1. Apesar de a silhueta ser reconhecível no que diz respeito às scooters (diferente da Cybertruck, cuja forma de triângulo em nada lembra uma picape à primeira vista), as formas da carroceria, banco e assoalho, absolutamente geométricas e retilíneas, causam a mesma sensação estranha (no sentido literal do termo, sem julgamento de valor) ao vê-la pela primeira vez.
Os garfos das suspensões ficam escondidos numa peça única, reta; o farol é totalmente retangular, o assento é um trapézio. Basicamente, por qualquer ângulo, há uma forma geométrica. E a inspiração com a Tesla não para por aí: além do design “cyberpunk” à lá Cybertruck, o painel da P1 é um tablet compatível com smartphones, bastante similar à solução adotada pela marca de carros elétricos.
A P1 é uma scooter elétrica, obviamente, e seu motor produz 16 cv e a bateria de 72 volts que o alimenta é removível. O desempenho promete ser similar ao de scooters de 150 cc e a autonomia é de cerca de 95 km.
A Infinite Machine quer colocar a P1 à venda nos EUA por US$ 10 mil, o equivalente a pouco menos de R$ 60 mil (conversão direta), a partir de 2025. Nos Estados Unidos, com metade deste valor é possível adquirir uma Honda ADV 160.
De acordo com o site Ride Apart, a startup recebeu recentemente um aporte de US$ 9 milhões de um fundo de investimento de risco (venture capital) para a produção da P1 e de outros modelos. Não há qualquer informação sobre a P1 desembarcar em outros mercados, sobretudo aqui no Brasil.
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