Esse Toyota Celica sonhou em ser Ferrari F12, mas tem potência de Renegade
Cupê japonês ganhou extensas modificações na carroceria por seu dono na Tailândia
A Ferrari é conhecida por não ficar muito feliz quando fãs da marca tentar criar réplicas ou modelos que tentam se inspirar nos icônicos esportivos italianos, o que acaba resultando sempre em processos. Mas nem isso impede de fãs continuarem prestando sua homenagem a marca do cavalinho rampante. Agora na Tailândia um Toyota Celica foi transformado em uma Ferrari F12... ou uma tentativa disso.
Embora seja difícil distinguir, o Toyota Celica que aparece nas imagens se trata de um modelo da sexta geração, que foi produzido entre 1993 e 1999. O modelo foi modificado em todas as partes e assim deixa o cupê japonês pouquíssimo reconhecível. À primeira vista, o cupê até engana quando é observada a dianteira, que traz faróis verticais com máscara negra e pontos de LEDs. De contrapartida, quando o para-choque é olhado com mais atenção dá para ver que é diferente da Ferrari F12 de verdade.
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Os para-lamas destacados na porção dianteira e o capô com falsas tomadas de ar remetem diretamente ao esportivo GT da marca italiana que foi vendido entre 2012 e 2017. O para-choque destoa bastante por trazer a entrada de ar em formato invertido, já que o formato de “sorriso” está para baixo. O emblema da Ferrari está alocado muito para cima, enquanto deveria estar no bico do carro – logo acima da grade.
Daí para frente a tentativa de réplica da Ferrari F12 começa a se perder, pois a lateral traz alguns recortes feitos de maneira que passam longe do esportivo italiano. Isso porque as tentativas de recortes na lataria – que provavelmente foi moldada em fibra de vidro – são preenchidas com adesivos pretos, uma clara forma de transmitir profundidade da entrada de ar real da Ferrari. Nesse ponto a F12 real traz linhas mais trabalhadas e que são realmente trabalhosas de repetir em uma réplica.
A traseira é o ponto mais esquisito desse Toyota Celica, pois nada tem a ver com a Ferrari F12 que tem as clássicas lanternas redondas. No lugar delas, temos uma solução de lanternas recortadas que acabam remetendo mesmo ao esportivo árabe Lykan Hypersport – famoso por voar entre dois prédios no filme Velozes e Furiosos 7. Outros pontos estão também muito fora de proporção, à exemplo dos retrovisores pequenos, difusor e as rodas para dentro da carroceria – um espaçador ajudaria no conjunto.
Vale falar ainda do escapamento de formato esquisito, bem como a asa traseira que parece ter saído dos primeiros filmes do Velozes e Furiosos, sem contar que a época “tuning” dos anos 2000 parece ter inspirado também a cabine deste Toyota Celica. Painel, bancos, acabamento plástico e todos os revestimentos internos são vermelhos no interior do carro.
Por fim, esqueça do motor V12 6.3 naturalmente aspirado com mais de 700 cv de potência, que passa longe dessa réplica. Com a foto do capô aberto podemos ver que possivelmente foi mantido o motor quatro cilindros de 2,2 litros aspirado original do cupê esportivo, que na época de lançamento na década de 1990 entregava 137 cv – potência equivalente ao de um Jeep Renegade 1.8 da primeira geração.
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