Novo Toyota Corolla deverá ser híbrido plug-in em 2026

Sedan médio pode ganhar nova geração depois de oito anos

Diego Dias
Por
03.01.2025 às 21:30

O Toyota Corolla, carro de passeio mais vendido do mundo, está presente no mercado nacional na atual geração desde 2019, quando ficou marcado como o primeiro veículo híbrido flex produzido no Brasil. Agora, a próxima geração do sedan médio deverá ganhar grandes atualizações em 2026. Além do visual repaginado, o sedan pode adotar um sistema híbrido plug-in (PHEV).

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Atualmente o Corolla está em sua 12ª geração, que fez sua estreia mundialmente em 2018 e passou por atualizações em 2022. Com seis anos nas costas, fica fácil entender o motivo do sedan médio ganhar uma nova geração. Dito isso, o designer digital Theophilus Chin imaginou como deverá ficar a 13ª geração do Corolla, que sem dúvidas deverá ficar alinhado ao design do novo Prius e Toyota Crow Sport – SUV cupê revelado ano passado.

Você também pode se interessar por:

Mas antes de falar das projeções imaginadas pelo designer, vale destacar a possibilidade de o novo Corolla passar a ser um sedan híbrido plug-in, algo que foi ventilado pelo site chinês Best Car Web. Segundo a publicação, o novo Corolla PHEV deverá contar com o motor 1.5 aspirado de até 130 cv, além de uma variante com motor 1.5 turbo de até 180 cv, ambas em configuração PHEV atuando com motores elétricos com recarga externa.

Além da configuração híbrida plug-in (PHEV), o novo Corolla deverá manter as versões HEV (híbrida plena) que faz sucesso no modelo atual, mas provavelmente trabalhando com dois motores elétricos em uma nova configuração. Não há informações se a 13ª geração do sedan vai receber o futuro novo motor 2.0 da Toyota que, segundo rumores, deverá estar presente no novo Celica com até 406 cv. Mas não seria má ideia essa aplicação num futuro novo Corolla GR.

Design premium

Enquanto os rumores acerca da motorização do novo Corolla não são confirmados, surge as projeções do novo sedan previsto para o ano que vem. O desenho deverá abandonar as linhas inspiradas nos carros da Lexus (a marca de luxo da Toyota) para se inspirar no Toyota Crow Sport, sim, aquele SUV cupê com linhas claramente inspiradas no Ferrari Purosangue.

Antes de detalharmos o estilo da projeção, vale lembrar que a Toyota deverá manter a solução de vender o Corolla com desenho diferente em cada região do mundo em que é comercializado, estratégia que vem dando certo há décadas e que o faz um dos carros mais vendidos do mundo.

Visualmente a projeção do novo Corolla aposta em faróis maiores, porém ainda mais esticados que o modelo atual. A grade dianteira poderá ser mais fina, enquanto o para-choque frontal pode apostar em entradas de ar com estilo mais agressivo. Aliás, esse é um dos pontos que mais deve variar entre as diferentes facetas do Corolla ao redor do mundo. Hoje o modelo vendido nos Estados Unidos tem pegada mais jovial, enquanto o modelo europeu/brasileiro tem ar mais refinado.

Na traseira o Corolla da projeção é pensado com lanternas interligadas por meio de uma régua vermelha tal qual o Crow Sport – solução essa que pode aparecer no sedan por justamente a indústria repetir bastante esse design. A porta traseira com desenho esculpido não nega a inspiração no SUV cupê, mas sem dúvidas poderá ser algo repetido no sedan caso a Toyota queira quebrar um pouco do seu visual conservador.

Não temos imagens de projeção de como ficará a cabine do novo Corolla, mas podemos esperar por um painel redesenhado com linhas ainda horizontais, mas certamente com uma nova central multimídia com tela maior e painel de instrumentos digital com display remodelado e talvez até em uma posição elevada como no Prius. Podemos esperar ainda novidades de sistema operacional do multimídia e itens de assistência ao motorista mais completos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade