Estes 9 carros serão os principais lançamentos de 2021
Veja nossas apostas para os carros que mais deverão mexer com o mercado ao longo deste ano. Sete deles, claro, são SUVs
O ano de 2021 marcará a retomada da indústria automobilística brasileira após um 2020 marcado profunda e negativamente pela pandemia do novo coronavírus, que derrubou as vendas a um patamar não visto desde 2006.
Para tanto, as fabricantes precisarão se apegar a novos produtos, que chegarão com a missão de desbravar novos segmentos ou mesmo se reposicionar no mercado. A Mobiauto já preparou a lista com aqueles que, em nossa visão, serão os nove principais lançamentos do ano.
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Chegar à lista final não foi fácil. Tivemos de abdicar de modelos importantes, como os novos Jeep Compass e Fiat Toro, porque consideramos que servirão mais para sustentar um território já conquistado do que para desbravar ou fortalecer a marca em algum segmento.
Nesta lista, focamos em modelos decisivos para a recuperação ou o crescimento de suas fabricantes no mercado. Vale lembrar que não se trata de um ranking. Portanto, a ordem dos modelos será cronológica, de acordo com a previsão de lançamento.
Sem mais delongas, confira quais têm tudo para ser os 10 principais lançamentos de 2021:
ATUALIZAÇÃO: a lista original foi divulgada antes de a Ford surpreender todo mundo com o bombástico anúncio de que estava fechando todas as suas fábricas no Brasil. Por isso, continha a nova geração do EcoSport, que de fato vinha sendo desenvolvida para o país. Após sua supressão, foi reduzida de dez para nove modelos.
1) Toyota Corolla Cross
Quando chega: entre março e abril
Tipo: SUV compacto-médio
Rivais: Jeep Compass, VW Taos, Caoa Chery Tiggo 7
Produção: Sorocaba (SP)
Motorização: motor 2.0 aspirado flex de 177 cv, câmbio CVT com engrenagem de arrancada e simulação de dez marchas; motor 1.8 híbrido flex de 123 cv, câmbio e-CVT
Preços: R$ 140.000 a R$ 200.000
Aproveitará não apenas o nome do Corolla sedan, como também a plataforma TNGA-C, os motores e até a distância entre eixos do Corolla hatch vendido nos EUA. Vai enfim marcar presença mais assídua da Toyota no mercado de SUVs e chega, muito possivelmente, para assumir o lugar do irmão como o modelo mais vendido da marca no país.
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2) Novo Caoa Chery Tiggo 2
Quando chega: abril
Tipo: SUV pequeno
Rivais: VW Nivus, Honda WR-V, SUV do Fiat Argo
Produção: Jacareí (SP)
Motorização: motor 1.0 turboflex de aproximadamente 120 cv com injeção direta, câmbio CVT com simulação de nove marchas
Preços: R$ 70.000 a R$ 100.000
É a única reestilização da lista. Ironicamente, o Tiggo 2 deriva do velho hatch Celer e manterá a mesma estrutura que remonta ao final dos anos 2000. Mas terá grande importância para a Caoa: com turbo e novas tecnologias embarcadas, chegará para ser o carro mais vendido da operação, ajudando-a a se consolidar como uma das dez marcas mais vendidas no país.
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3) VW Taos
Quando chega: maio
Tipo: SUV compacto-médio
Rivais: Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7
Produção: General Pacheco (Argentina)
Motorização: motor 1.4 turboflex de 150 cv com injeção direta, câmbio automático de seis marchas
Preços: R$ 130.000 a R$ 180.000
Outro SUV que chega para fazer marcação cerrada ao Jeep Compass, junto com o Corolla Cross. Traz a plataforma MQB-A do Jetta, incluindo um entre-eixos similar, e virá com motorização única e gama enxuta de versões. É o único deste grupo que não será fabricado em território nacional.
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4) SUV do Fiat Argo
Quando chega: entre junho e julho
Tipo: SUV pequeno
Rivais: VW Nivus, Honda WR-V, Caoa Chery Tiggo 2
Produção: Betim (MG)
Motorização: motor 1.3 aspirado flex de 109 cv, câmbio manual de cinco marchas ou CVT; 1.0 turboflex de aproximadamente 125 cv com injeção direta, câmbio CVT com engrenagem de arrancada e simulação de marchas
Preços: R$ 70.000 a R$ 100.000
O tão aguardado lançamento do primeiro SUV nacional da Fiat ocorrerá em meados do ano. Como já explicamos, será o primeiro de três utilitários esportivos que a marca prepara para o Brasil nos próximos anos, e justamente o menor. Herdará a base, boa parte da estrutura e o entre-eixos do Argo, mas estreará o motor 1.0 três-cilindros turboflex da família GSE.
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5) Novo Citroën C3
Quando chega: Terceiro trimestre.
Tipo: Hatch compacto.
Rivais: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Fiat Argo, Renault Sandero.
Produção: Porto Real (RJ).
Motorização: motor 1.2 aspirado flex de 90 cv, câmbio manual de cinco marchas; motor 1.6 aspirado flex de 118 cv, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
Preços: R$ 60.000 a R$ 85.000.
Em meio a uma crise que parece não ter fim, a Citroën apostará muitas fichas na nova geração do C3. Com projeto de origem indiana, ele terá pouco menos de 4 metros de comprimento e uma silhueta altinha e mais musculosa. O visual será inspirado no novo C4 lançado recentemente na Europa e também no nosso C4 Cactus.
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6) Jeep de sete lugares
Quando chega: entre setembro e outubro.
Tipo: SUV médio de sete lugares.
Rivais: VW Tiguan Allspace, Caoa Chery Tiggo 8, Mitsubishi Outlander.
Produção: Goiana (PE).
Motorização: motor 1.3 turboflex de 150 a 180 cv, câmbio CVT com engrenagem de arrancada e simulação de marchas; motor 2.0 turbodiesel acima de 170 cv, câmbio automático de nove marchas.
Preços: R$ 170.000 a R$ 250.000.
A FCA faz questão de dizer que este produto não será um mero Compass esticado. Ele, de fato, terá outro nome (ainda não divulgado) e visual exclusivo, mas a verdade é que boa parte da carroceria será herdada do Compass, mudando o entre-eixos (alongado), as portas laterais traseiras e todo o balanço de trás, esticado para comportar uma terceira fileira de assentos.
Suas versões com motor turboflex mirarão em Tiguan Allspace e Tiggo 8, custando de R$ 170.000 a R$ 200.000. Já as turbodiesel receberão uma especificação mais forte do propulsor 2.0 MultiJet que já equipa Compass, Toro e Jeep Renegade, e terá como único rival o obsolescente Mitsubishi Outlander. Ficarão entre R$ 200.000 e R$ 250.000.
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7) Novo Hyundai Creta
Quando chega: último trimestre
Tipo: SUV compacto
Rivais: VW T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Ford EcoSport, Renault Duster.
Produção: Piracicaba (SP)
Motorização: motor 1.0 turboflex de 120 cv, câmbio automático de seis marchas; motor 2.0 aspirado flex de 166 cv, câmbio automático de seis marchas.
Preços: R$ 85.000 a R$ 120.000
Apesar de se tratar de uma reestilização profunda, com manutenção da plataforma J5, o novo Creta chegará ao Brasil com o selo de nova geração, incluindo mudanças nas dimensões e adoção do motor 1.0 TGDi já presente em HB20 e HB20S. O visual será tão polêmico quanto aquele já visto em China, Índia e México.
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8) Novo Honda City
Quando chega: último trimestre
Tipo: sedan compacto premium
Rivais: Chevrolet Onix Plus, VW Virtus
Produção: Itirapina (SP)
Motorização: motor 1.0 turboflex de 122 cv, câmbio CVT com simulação de marchas.
Preços: R$ 75.000 a R$ 110.000
O Honda City alcançará sua terceira geração em nosso país. O sedan compacto alcançará 4,55 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, dimensões similares às dos futuros rivais Onix Plus e Virtus. O projeto, originado na Tailândia, também prevê a adoção de um motor 1.0 turboflex com injeção direta e comando VTEC que, na Ásia, rende 122 cv com gasolina.
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9) Novo Honda City hatch – último trimestre
Quando chega: último trimestre
Tipo: hatch compacto premium
Rivais: Chevrolet Onix turbo, Hyundai HB20 turbo, VW Polo, Peugeot 208
Produção: Itirapina (SP)
Motorização: motor 1.0 turboflex de 122 cv, câmbio CVT com simulação de marchas.
Preços: R$ 70.000 a R$ 105.000
Como a Mobiauto já contou em primeira mão, a grande sacada da marca japonesa será trazer o inédito City hatch, que compartilhará quase todos os componentes com o irmão de três volumes, exceto o balanço traseiro, em substituição ao veterano Fit.
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