Exclusivo: GWM Ora GT, elétrico com jeitão de Porsche, vem ao Brasil
Modelo já foi apresentado a lojistas e será um dos dez lançamentos da marca no Brasil. Híbrido de luxo Wey Coffee também está no radar
Quando a GWM oficializou seus planos no mercado brasileiro, anunciou que focaria suas atenções a três submarcas: Haval (SUVs urbanos), Tank (jipes 4x4) e Poer (picapes). São destas duas últimas, inclusive, que pertencem os dois primeiros produtos nacionalizados da fabricante chinesa: a picape Poer Série P e o SUV de sete lugares Tank 500.
Porém, executivos da marca já estão praticamente decididos a expandir o campo de atuação, especialmente após encontro com concessionários no qual apresentaram outros dois produtos: o SUV híbrido de luxo Wey Coffee 01 e o elétrico Ora GT.
Você também pode se interessar por:
· Como funciona um carro elétrico: manutenção, recarga e baterias
· Avaliação: GWM Haval H6 GT é aquilo que esperávamos do Fiat Fastback
· Nova GWM Poer é confirmada e será primeira picape híbrida flex nacional
Ambos foram muito bem recebidos pela rede, segundo apuração da Mobiauto junto a representantes da rede de revendas da empresa no país. O Ora GT, inclusive, já teria sido confirmado na lista de dez lançamentos da GWM no Brasil. Já o Wey segue em estudos, com boas chances de que venha, porém com outro nome.
São boas as chances, inclusive, de que um deles seja o segundo modelo da GWM no país, com lançamento no segundo semestre deste ano. O outro ficaria para a primeira metade do ano que vem, antes da chegada da picape Poer, já nacionalizada. A produção desta começa em maio de 2024, com chegada às lojas prevista para o segundo semestre.
Uma coisa é certa: com a nova estratégia, é praticamente certo que o Haval H4, nome revelado em primeira mão pela Mobiauto e que será dado aqui ao SUV compacto-médio conhecido como Jolion em outros mercados, foi adiado pelo menos para 2024, com chances de ser descartado por questões de rentabilidade.
Leia também: Avaliação: GWM Haval H6 HEV quer bater o Corolla Cross e o preconceito
Como será o Ora GT
Derivado do elétrico Good Cat ou Funky Cat – na China, todos os modelos da marca Ora recebem nomes de gatos –, o Ora GT será vendido no Brasil com nome simplificado, subtraindo qualquer menção a felinos de sua identidade. Virá importado da China, sem previsão de nacionalização.
Na variante mais robusta, rende 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e possui um banco de baterias de LFP (fosfato de lítio ferro) com 59,3 kWh de capacidade, que rende um alcance de 420 km em carga máxima, segundo o ciclo europeu WLTP. Sua tração é sempre dianteira e o 0 a 100 km/h acontece em 8,2 segundos.
São 4.235 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos, 1.825 mm de largura e 1.603 mm de altura, além de quase 1.600 kg de peso em ordem de marcha. Entre seus principais rivais, no Brasil temos modelos como BYD Yuan Plus e Nissan Leaf. Na Europa, seu preço equivale a cerca de R$ 270.000, mesma faixa de valor que deve ser cobrada aqui.
O Ora GT traz, ainda, vários equipamentos de segurança ativa, como câmera de 360 graus, frenagem autônoma emergencial – incluindo traseira – e ACC (controle de cruzeiro adaptativo), mais duas telas digitais de 10,25 polegadas, que operam como quadro de instrumentos e central multimídia, e rodas de liga leve aro 18. O porta-malas comporta 228 litros.
Curiosamente, a plataforma do Ora GT é a mesma da família Haval H6 e do próprio Wey Coffee.
Imagens: reprodução