Exclusivo: Renault Kardian será o nome do SUV sucessor do Stepway
Projeto HJF já tem nome definido e será revelado no último trimestre de 2023, com lançamento efetivo e chegada às lojas no começo de 2024
Renault Kardian. Este será o nome mercadológico do projeto HJF, que vem sendo aventado há muitos meses e será o substituto efetivo da família Sandero, Logan e Stepway. A Mobiauto vinha avisando sobre essa possibilidade de denominação desde junho de 2022.
A Quatro Rodas apontou recentemente para a mesma direção e, agora, nossa reportagem pode afirmar que o martelo foi batido, salvo alguma mudança de última hora na estratégia, que dificilmente deve ocorrer. O nome Kardian, inclusive, já está registrado como marca de propriedade da Renault em vários países da América Latina.
O visual do Renault Kardian tampouco é segredo, visto que os registros de suas patentes industriais vazaram na internet em março deste ano. Já o interior replicará basicamente toda a cabine do novo Dacia Sandero Stepway europeu, de quem o inédito SUV de entrada da marca herdará boa parte de sua estrutura.
Embora a fábrica de São José dos Pinhais (PR) já esteja adaptada para receber a plataforma CMF-B e pronta para ter o Kardian em suas linhas, o início da produção em série do modelo ocorrerá somente no último trimestre deste ano, momento em que ele será revelado oficialmente no Brasil. Já a chegada efetiva às lojas ocorre no início de 2024.
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Como será o Renault Kardian
Como já dito neste artigo, o Renault Kardian terá como base o Dacia Sandero Stepway de terceira geração vendido na Europa, que nunca veio nem virá ao Brasil. Entretanto, adotará uma cara própria para ser um rival à altura de Fiat Pulse e VW Nivus. Assim, ficará posicionado entre o Kwid e o Duster no portfólio da marca.
Para se diferenciar do Sandero Stepway G3, o Kardian trará elementos visuais exclusivos, como capô, faróis, agregados da lataria (para-lamas), lanternas traseiras e tampa do porta-malas. Para-brisa, colunas, formato das portas laterais, vidros, teto e toda a base estrutural serão herdados do irmão, enquanto as suspensões serão elevadas para passar a sensação de SUV.
Na dianteira, teremos a iluminação dividida em três níveis, sendo as luzes de condução diurna posicionadas na linha superior da grade frontal; os faróis, no para-choque; os faróis de neblina, mais abaixo. Já os retrovisores externos incorporarão repetidores de seta, inexistentes no Sandero Stepway europeu.
No balanço dianteiro, a única similaridade entre Kardian e Dacia Sandero Stepway é a tomada de ar frontal, que terá o radar das assistências de condução centralizado na peça. Ou seja, o Kardian deve oferecer frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), pelo menos em suas versões mais caras.
Na lateral, as portas terão o mesmo formato das que vemos no Sandero europeu, mas a folhagem mudará, com novos vincos alinhados aos para-lamas. Estes, no Kardian, serão menos abaulados que os do Sandero Stepway. Já as molduras de plástico que contornam toda a carroceria e as barras longitudinais de teto parecem idênticas às do irmão Dacia.
O balanço traseiro também é exclusivo, com lanternas bipartidas em formato de C, que devem ter iluminação em LED, para-choque com desenho mais robusto e uma tampa de porta-malas exclusiva.
As patentes do Renault Kardian sugerem que ele será comercializado com opção de pintura tipo saia e blusa, nova moda entre carros no Brasil. As rodas grandes e a pintura em duas cores chamam atenção e apontam que essa deve ser uma configuração mais completa do SUV, que mesmo assim terá freios traseiros a tambor e suspensão traseira tipo eixo de torção.
Por dentro, o painel será exatamente o do Dacia Sandero Stepway, porém com o volante atual usado por Duster, Captur, Oroch, Sandero e Logan no Brasil, além de quadro de instrumentos digital. A central multimídia virá destacada do painel e deve ter telas que variam entre 8 de 10 polegadas, incluindo Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do sistema MultiSense.
Esta interface, presente no novo Clio europeu, permitirá alterar os modos de condução (incluindo respostas de acelerador e câmbio) e ambientação da própria tela de entretenimento e do quadro de instrumentos digital, com pelo menos três opções: MySense (intermediária), Sport e Eco.
As dimensões do Renault Kardian
Vale lembrar que o Dacia Sandero Stepway de terceira geração possui 4.099 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.587 mm de altura, 2.604 mm de entre-eixos, 328 litros de porta-malas e 1.100 kg de peso em ordem de marcha.
O Renault Kardian deve ter números idênticos ou muito próximos aos do irmão em todas as dimensões e capacidades. Dessa forma, contará com o maior entre-eixos da categoria, embora com um porta-malas relativamente pequeno em relação ao Nivus.
Motor 1.0 turbo com câmbio DCT
Sob o capô, o Kardian será o responsável pela estreia do motor 1.0 TCe turbo flex com três cilindros em linha, 12 válvulas e injeção direta de combustível. Na Europa, a especificação mais moderna desse propulsor rende entre 110 e 117 cv de potência com gasolina, com torque variando entre 18,4 kgfm e 20,4 kgfm.
No Brasil, a expectativa é que ele supere os 120 cv de potência com etanol e repita os 20 kgfm de torque, com qualquer combustível, gerados pelos rivais Volkswagen 200 TSI e Stellantis GSE T3. O câmbio, segundo a Quatro Rodas, será automatizado de dupla embreagem com seis marchas e caixa seca.
Vale observar que os compactos da plataforma CMF-B, como o Clio de quinta geração, permitem a aplicação do propulsor 1.3 TCe de 162/170 cv e 27,5 kgfm usado por Duster, Captur e Oroch. Quem sabe isso não possibilite a criação de uma versão esportiva do Kardian para rivalizar com o Pulse Abarth? Sonhar não custa.
Voltando à realidade, em uma segunda fase do projeto, o Renault Kardian pode adotar a motorização 1.6 híbrida flex de 145 cv que a Renault prepara para o mercado brasileiro nos próximos anos, e que estará presente na futura família compacta-média, formada por dois SUVs (um de cinco e um de sete lugares) e uma picape, que a fabricante prepara para lançar entre 2025 e 26.
Flagra: Lucas Tischer - Mobiauto