Exclusivo: Toyota Yaris Cross terá motor híbrido flex inédito de 113 cv
Descobrimos os detalhes do motor 1.5 híbrido flex que equipará o SUV compacto nacional da marca, e que terá uma variante 1.5 apenas flex
A Toyota já confirmou o investimento de quase R$ 1,7 bilhão no complexo de Sorocaba (SP) e na fábrica de motores da vizinha Porto Feliz para produzir um “novo compacto híbrido flex”. A marca ainda não confirma qual modelo será, mas este flagra deixou claro que será o SUV Yaris Cross, já apresentado na Ásia.
Desenvolvido localmente através do código de projeto D90B, o modelo já está à venda em mercados como a Indonésia, mas por aqui começará a ser produzido em outubro de 2024, conforme a Mobiauto publicou em maio. Os colegas do Autos Segredos apuraram a mesma informação semanas depois.
Nossa reportagem foi a primeira a desvendar detalhes do projeto do Yaris Cross, incluindo seu nome e posicionamento de mercado, em junho de 2021. Agora, contaremos em primeira mão os detalhes do inédito motor híbrido flex que equipará o SUV em nosso mercado, e que não será o 1.8 presente nos médios Corolla e Corolla Cross.
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1.5 evoluído de Etios e Yaris
No caso, o Toyota Yaris Cross brasileiro receberá a mesma família de motores 1.5 do homônimo asiático. Estamos falando de uma evolução do propulsor de mesma capacidade cúbica que a fabricante japonesa já produz por aqui, e que equipa os irmãos Yaris e Yaris Sedan – que, por sinal, não têm a ver com o Yaris Cross, derivado do novo Yaris Ativ tailandês.
Trata-se de uma família de motores conhecida como NR, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota e que costuma desenvolver os produtos da marca voltados a mercados emergentes, como o Brasil. É dela que vem o D do código de projeto do Yaris Cross brasileiro.
O 1.5 que equipa atualmente o Yaris, e que já pertenceu ao Etios, responde pelo código 2NR-FE. Aqui, virou 2NR-FBE, especificação restrita ao nosso mercado devido à variante flexível, capaz de receber também etanol. Rende 105 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina, sendo 110 cv e 14,9 kgfm com etanol. Da mesma família também vinha o 1.3 de 99 cv usado pelas versões de entrada de Etios e Yaris.
Já o Yaris Cross brasileiro usará a especificação 2NR-VE, provavelmente rebatizada como 2NR-VBE (variante flex). É o mesmo motor de outrora, com melhorias pontuais de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop, além de poder trabalhar em ciclo Atkinson na variante híbrida (2NR-VEX ou 2NR-VBEX, quando flex).
Lançado em 2015, esse motor vem sendo adaptado pela Daihatsu para todos os produtos compactos da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA dos irmãos Corolla e Corolla Cross. Naturalmente aspirado, tem quatro cilindros, 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, e transmissão por corrente.
Suas válvulas de admissão e escape sempre contam com o sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo. Devido ao ciclo Atkinson, a potência é de apenas 91 cv e o torque, de 12,3 kgfm.
A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm. A potência combinada com gasolina é de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv.
O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo. As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores, porém, são de íons de lítio.
Versões 1.5 apenas flex
Com a produção nacionalizada, a Toyota deve equipar as versões de entrada do Yaris Cross nacional com a variante apenas flex do motor 1.5. Com adoção de ciclo Otto, a potência sobe para 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, para 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, deve chegar a 111 cv e 15 kgfm.
O que mais terá o Toyota Yaris Cross
A gama deve ser similar à dos Corolla, com duas versões mais baratas apenas flex e duas de topo híbridas. Em dimensões, serão 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm).
Por dentro, terá acabamento sóbrio e simples, porém com central multimídia flutuante dotada de Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico (que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem) e até teto solar panorâmico.
Na parte de segurança, deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que equipa a família Corolla, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.