Fiat 376 será SUV cupê como o Nivus, mas brigará com o T-Cross
SUV “tamanho M” da marca será lançado em 2022 com carroceria estilo cupê, mas terá porte maior que Argo, Cronos e o irmão 363
Em novembro do ano passado a Mobiauto já havia explicado que o grupo Stellantis trabalha no projeto de três SUVs da Fiat para o Brasil, que terão os tamanhos P, M e G. O primeiro deles, tamanho P, é o “Progetto 363”, que será revelado em maio e virará prêmio para o vencedor do Big Brother Brasil 2021, com chegada efetiva às ruas no final de setembro.
O segundo, tamanho M, é um projeto apenas para meados de 2022, mas aparentemente saiu da toca na forma de uma mula utilizando carroceria do sedan Cronos. Estamos falando do projeto 376, um SUV cupê cujas informações nossa reportagem já havia antecipado em setembro do ano passado.
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Ele será igualmente produzido em Betim (MG), junto do próprio 363 e do Argo, com quem compartilhará a plataforma. Por isso mesmo, foi flagrado na Europa usando a carroceria do Cronos como casca (o sedan deriva da mesma matriz, mas é fabricado na Argentina). Só que, ao que tudo indica, terá porte superior a todos eles.
Uma “mula” tem como serventia antecipar dimensões primordiais de um veículo, como a distância entre-eixos, o peso aproximado (e sua distribuição) e as bitolas. Por isso, o protótipo fotografado pela agência Automedia usa a carroceria do sedan, mais comprida, e não do hatch.
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Outro indício está nas rodas. Observe como elas são maiores que as dos protótipos do Progetto 363 e, por isso mesmo, ficam muito perto de serem mais largas que a própria carroceria e de encostar os ombros nas caixas de roda. Além disso, possuem cinco pontos de parafuso, contra quatro de Argo, Cronos e do Progetto 363.
Ao que tudo indica, a Stellantis aproveitará coluna A, para-brisa e portas laterais dianteiras desses três modelos no 376, assim como fará também com o 363. Já o entre-eixos dos dois SUVs deve ser maior que o dos irmãos hatch e sedan, o que demandará portas laterais traseiras exclusivas para ambos.
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Já o balanço traseiro do 376 será estendido, ao estilo do VW Nivus, deixando-o com cerca de 4,40 metros de comprimento, dimensão similar à do Jeep Compass. Como comparação, o Jeep Renegade mede 4,23 m e o VW Nivus, 4,26 m. Daí o uso de um Cronos como mula, visto que o sedan tem 4,36 m.
E, apesar de aproveitar a cabine de Argo, Cronos e 363, o 376 deve tomar fermento também para ficar mais largo, através de um truque simples: para-lamas mais abaulados. A Fiat já fez isso para deixar a nova Strada com 1.732 mm nessa medida, mesmo aproveitando toda a parte dianteira do habitáculo do subcompacto Mobi, que tem 10 cm a menos.
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Assim, enquanto Argo e Cronos são 1.724 mm largos, o Progetto 363 deve se aproximar de 1,75 m e o 376 pode chegar perto de 1,80 m. É por essas razões que, internamente, engenheiros e fornecedores da Stellantis têm chamado o projeto 376 de “C-SUV”, designação para modelos de porte médio, e não “B-SUV”, de tamanho compacto.
Isso criará um cenário curioso: tanto Fiat quanto VW terão um SUV e um SUV cupê construídos sobre a mesma plataforma e rivais entre si, mas de modo invertido no porte e nas faixas de preço: o convencional 363 brigará por clientes do cupê Nivus, enquanto o cupê 376 lutará mais diretamente com o convencional T-Cross.
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Em termos de motorização, o projeto 376 deve trazer a bordo o propulsor 1.0 T3 (três-cilindros) turboflex da família GSE, com potência de 120 cv e torque de 19,4 kgfm quando abastecido com gasolina. Com etanol, os dados podem chegar a 125 cv e 20 kgfm.
Tal usina estreará este ano no irmão 363 e virá munida de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro e o sistema de variação MultiAir III, que também estará presente na especificação 1.3 T4 dos novos Jeep Compass, Fiat Toro e Jeep de sete lugares. Por falar nela, seu uso é cotado para as versões de topo do 376.
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