Fiat Cronos 2023 terá visual retocado, versões 1.3 CVT e volante do Pulse

Concessionários argentinos já tiveram a confirmação das mudanças estéticas e de motorização. Lançamento ocorrerá nos próximos meses

LF
Por
24.06.2022 às 13:49 • Atualizado em 29.05.2024
Concessionários argentinos já tiveram a confirmação das mudanças estéticas e de motorização. Lançamento ocorrerá nos próximos meses

A Stellantis ainda não se manifestou no Brasil, mas na Argentina já confirmou algumas mudanças importantes na linha 2023 do Fiat Cronos. Isso porque o sedan compacto é produzido no país vizinho, na fábrica de Córdoba. Por sinal, é o modelo mais comercializado daquele mercado.

Por lá, o lançamento ocorrerá em julho. Aqui, poderá ser postergado para agosto. Em comunicado emitido por concessionários a seus clientes, ao qual o Motor1 Argentina teve acesso, a fabricante aponta as mudanças.

Publicidade

Por exemplo, ilustra a adoção de uma grade com divisórias internas reestilizadas (embora seu formato não mude), novos desenhos de roda, volante herdado do Pulse e três versões de acabamento: Attractive, Drive e Precision.

Anuncie seu carro na Mobiauto

O desenho atual do Fiat Cronos

Segundo os colegas do Autos Segredos, esta versão conhecida como Attractive na Argentina pode ser comercializada no Brasil sem nome, como acontece atualmente. Já a Drive será usada como base para a continuidade da série especial S-Design, que traz um kit de estilização um pouco mais esportiva.

De acordo com a imagem, a grade passará a ter duas e não apenas uma barra horizontal sobrepostas às divisórias internas tipo colmeia, integrando-se ao logotipo da Fiat. Ambas contarão com filetes cromados na borda, a depender da versão. A bandeira da Itália seguirá no canto inferior esquerdo da peça.

O desenho do para-choque não mudará, tampouco a traseira, mas o comunicado avisa que as rodas virão renovadas em todas as versões. O Cronos 2023 também estreará uma nova pintura, Cinza Strato, e novos detalhes cromados para a série S-Design. Por dentro, além do novo volante, terá um apoia-braço exclusivo para a versão de topo, Precision.

Leia também: Fiat Scudo prova que ter trigêmeos é possível até no mundo das vans

Volante será o mesmo do Fiat Pulse

Neste outro comunicado obtido pelo Motor1 Argentina, um dia antes, a Stellantis avisa a clientes do chamado “plan de ahorro”, uma espécie de consórcio oficial, que compradores do antigo Cronos 1.8 Precision CVT terão o modelo escolhido trocado pelo Cronos 1.3 Drive CVT.

Isso confirma a estreia na gama do trem de força 1.3 aliado à caixa automática continuamente variável com simulação de sete marchas fornecida pela Aisin, conforme antecipado pela Mobiauto em novembro do ano passado

O motor da família Firefly, que também será oferecido com caixa manual de cinco velocidades, é naturalmente aspirado, flex e possui quatro cilindros, sendo oito válvulas. Rende 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 kgfm de torque (gasolina/etanol).

Leia também: Fiat Argo e Cronos 2023: entenda o que muda nas linhas de hatch e sedan

Outra novidade, esta ainda não revelada nem na Argentina, será a estreia de uma configuração 1.0 Firefly três-cilindros 6V flex nas versões de entrada, como alternativa a frotistas após a descontinuação do Grand Siena. São 72/75 cv e 10/10,7 kgfm, respectivamente. Neste caso, o câmbio é sempre manual. A linha 2023 do Cronos, então, deve ficar assim:

Fiat Cronos 2023 – versões e motorização

Fiat Cronos (Attractive) 1.0 Manual 2023
Fiat Cronos Drive 1.0 Manual 2023
Fiat Cronos (Attractive) 1.3 Manual 2023
Fiat Cronos Drive 1.3 Manual 2023
Fiat Cronos Drive 1.3 AT 2023
Fiat Cronos Drive S-Design 1.3 AT 2023
Fiat Cronos Precision 1.3 AT 2023

Os preços só devem ser revelados no dia do lançamento.

Imagens: Reprodução/Motor1 Argentina e Divulgação/Fiat

Você também pode se interessar por:

Fiat Argo fica mais fraco, mas roda mais por litro de combustível
Fiat Mobi 2023 ganha ESC só como opcional e, completo, já chega a R$ 70.000
Avaliação: Fiat Strada CVT sacrifica o carreto para rodar no conforto
Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil

Publicidade
Outras notícias
Publicidade