Fiat Titano pode ter versão de topo inédita entre picapes da marca

Stellantis registra possíveis nomes de versões da picape média no INPI, e lista traz algumas surpresas

LF
Por
08.09.2023 às 17:07 • Atualizado em 29.05.2024
Stellantis registra possíveis nomes de versões da picape média no INPI, e lista traz algumas surpresas

A Fiat Titano 2024 está chegando. A tão sonhada picape média sobre chassi da Stellantis será uma jogada estratégica ousada da fabricante no Brasil: pegar a Peugeot Landtrek vendida em outros países latino-americanos e rebatizá-la sob a insígnia da marca italiana, que tem muito mais força em nosso mercado e tradição no segmento de caminhonetes.

O lançamento deve acontecer nas próximas semanas e, embora a Fiat tente dar um ar de mistério ao seu produto, fato é que já se sabe muito a respeito da nova Titano. Por exemplo, seu visual e interior serão praticamente idênticos aos da Landtrek, mudando basicamente o emblema da marca e o nome grafado na tampa da caçamba.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Já o motor, conforme contamos neste artigo, será o 2.2 Blue HDi de origem PSA (antiga Peugeot-Citroën), que já vem sendo usado, inclusive, pela Fiat Ducato no Brasil. Porém, no caso da Titano, sua calibração será diferente, saltando dos 140 cv e 34,7 kgfm gerados pela van para 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm). É um propulsor quatro-cilindros turbodiesel.

Além disso, a Titano deve ser comercializada em uma gama relativamente ampla de versões. A própria Stellantis registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) uma lista com dez possíveis nomes de configuração para a nova picape média da Fiat. Veja:

Alguns já são conhecidos de Strada e Toro, como a de entrada Endurance, as intermediárias Freedom e Volcano e a country Ranch. Outros são inéditos, como as duas possíveis versões de topo Landscape e Ultimate. Confira a lista:

  • Fiat Titano Endurance
  • Fiat Titano Freedom
  • Fiat Titano Volcano
  • Fiat Titano Ranch
  • Fiat Titano Landscape
  • Fiat Titano Ultimate

Além desses seis, a Stellantis patenteou no INPI outros quatro nomes ligados à Titano, que também podem vir a ser seus nomes de versão, bem como de pacotes de estilização ou, ainda, de possíveis modos de tração do sistema 4x4. Veja:

  • Fiat Titano 4xWork
  • Fiat Titano 4xFour
  • Fiat Titano 4xStrong
  • Fiat Titano 4xPower

Junto dos nomes de versões, a Stellantis patenteou logotipos para todas essas opções da nova Fiat Titano. Vale lembrar, porém, que esses registros por si não significam a presença efetiva dessas versões na gama da picape. Parte da lista pode servir apenas para despistar qual será a lista real.

Fiat Titano - Visual

Derivada da Peugeot Landtrek, que é montada em CKD pela Nordex no Uruguai, a nova Fiat Titano trará basicamente o mesmo visual da irmã da marca do leão. Isso significa que os faróis com projetores, os DRLs (luzes diurnas) de LED contornando a grade trapezoidal, os faróis de neblina e para-choques serão idênticos, assim como toda a estampagem da carroceria, as barras de teto e as lanternas traseiras.

As únicas mudanças do modelo Fiat para o Peugeot estarão nos desenhos das rodas, no letreiro Titano colado à tampa da caçamba, na estilização interna da grade e, claro, no uso de emblemas da marca italiana em vez da francesa.

Fiat Titano - Interior e equipamentos

Por dentro, o acabamento também será praticamente o mesmo, com diferenças pontuais em revestimentos de painéis e bancos. E, embora a Stellantis tenha revelado poucas informações a respeito dos itens de série, já confirmou a presença de alguns equipamentos específicos da Titano 2024.

Um deles será a câmera com visão 360 graus, item que nem a recém-lançada (e muito bem equipada) Ram Rampage traz entre seus equipamentos, como detalhamos nesta matéria. O sistema para enxergar os arredores da picape contará com visão 2D e 3D, sempre com representação gráfica da picape em boa definição.

Outro teaser exibe um quadro de instrumentos parcialmente digital dotado de um pequeno display de 4,2 polegadas, ladeado por mostradores analógicos. O conjunto deve aparecer pelo menos nas versões de topo da picape.

De resto, a picape trará elementos já conhecidos da própria Peugeot Landtrek, como ar-condicionado com mostrador digital, painel dotados de tecla estilo piano e central multimídia flutuante de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Fiat Titano - Dimensões, capacidades e motorização

Posicionada como picape média e feita com base de chassi, a Fiat Titano brigará diretamente com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia. Onde é comercializada como Peugeot Landtrek, ela mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, sendo 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e 1.835 mm de altura.

Em relação à Hilux, líder do segmento, são 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais em todas essas dimensões, respectivamente. Ao mesmo tempo, a Titano terá 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de capacidade de imersão e 42 graus de inclinação lateral.

A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de 3,5 toneladas. O motor 2.2 turbodiesel virá aliado a um câmbio automático de seis marchas, sempre com tração 4x4 dotada de bloqueio de diferencial e caixa reduzida. Talvez as versões de entrada, mais voltadas ao trabalho, contem com tração apenas 4x2 traseira.

Fiat Titano - Preços

Conforme bem analisado por Adriano Castello Branco, colunista da Mobiauto, a Fiat Titano deve ser posicionada em uma faixa entre R$ 240.000 e R$ 300.000, o que a deixaria com preços muito competitivos para brigar com todas as suas rivais. Por isso mesmo, seus números de potência e torque são inferiores aos das principais concorretes, que superam os 200 cv e 50 kgfm.

Projeções: @kdesignAG e Brutal Automotiva

Publicidade
Outras notícias
Publicidade