Fiat Toro terá câmbio polêmico para finalmente ser híbrida

Picape trocará câmbio de seis marchas por outra caixa para melhor comportamento com o conjunto híbrido

Renan Rodrigues
Por
28.10.2024 às 15:43

A Fiat Toro também se tornará híbrida. Após a confirmação de Pulse e Fastback, ambos com sistema de 12V e a manutenção do motor 1.0 turbo associado ao câmbio automático do tipo CVT, no entanto, no caso da picape, as coisas serão um pouco diferentes.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você pode se interessar por: 

A começar pelo próprio sistema, ao invés de 12V o escolhido para a Fiat Toro é um sistema mais robusto e avançado, que dispõe de 48V de tensão. No entanto, não entenda esses números como se o futuro sistema da Toro fosse quatro vezes mais potente, não é por aí.

Enquanto o sistema de 12V tem um pequeno motor elétrico no lugar do motor de partida e alternador, mas esse motor rende apenas quatro ou cinco cavalos. Além disso, ele não é capaz de tracionar as rodas.

Já o sistema de 48V é capaz de tracionar as rodas, ainda que por curtas distâncias. Dessa forma, a Toro funcionará de forma similar a um híbrido convencional, como o Toyota Corolla, por exemplo. No entanto, com um custo consideravelmente menor de implementação.

Além disso, o sistema elétrico da Toro fará com que o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque entregue cerca de 30 cv a mais, fazendo com que a picape passe dos 200 cv sem a necessidade de trocar de motor.

Todavia, acompanhado dessa evolução, a Fiat Toro terá que trocar o câmbio automático de seis marchas e quem confirma isso é próprio nome do sistema, que é chamado de e-DCT, que indica justamente a transmissão automatizada de dupla embreagem.

Esse tipo de transmissão já causou polêmicas no Brasil, especialmente com problemas da Ford com o Powershift e da Volkswagen com o DSG. Recentemente, o Renault Kardian e o Hyundai Creta também apostaram nesse tipo de câmbio.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade