Fiat Strada supera Celta e se torna um dos cinco carros mais vendidos do Brasil
Picape compacta atinge a marca de 2 milhões de emplacamentos desde o seu lançamento, em 1998
A Fiat Strada atingiu o marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas no Brasil desde 1998, somando as duas gerações. A geração atual, lançada em 2020, contabiliza 600 mil unidades fabricadas em Betim (MG), sendo 500 mil delas foram comercializadas no mercado brasileiro nos últimos quatro anos.
Você pode se interessar por:
- Fiat Mobi e Renault Kwid são vendidos por menos de R$ 65 mil; confira
- Por que Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos em vez de Mobi e Argo
- Fiat Toro terá câmbio polêmico para finalmente ser híbrida
- Fiat Grande Panda é flagrado e será mula do novo Argo 2026
Dessa forma, a Strada passa figurar entre os cinco carros mais vendidos do Brasil na história, superando o Chevrolet Celta, que vendeu 1,7 milhão de unidades entre os anos 2000 e 2015.
Os carros mais vendidos do Brasil em todos os tempos:
1- Volkswagen Gol: 7 milhões de unidades (1980 a 2022)
2- Fiat Uno: 3,2 milhões (1984 a 2021)
3- Volkswagen Fusca: 3 milhões (1959 a 1986 e 1993 a 1996)
4- Fiat Palio: 2,5 milhões (1996 a 2017)
5- Fiat Strada: 2 milhões (1998 até hoje)
6- Chevrolet Celta: 1,7 milhão (2000 a 2015)
7- Chevrolet Chevette: 1,6 milhão (1973 a 1993)
8- Chevrolet Corsa/Classic: 1,5 milhão (1995 a 2016)
9- Volkswagen Kombi: 1,5 milhão (1950 a 2013)
10- Ford Corcel: 1,3 milhão (1969 a 1985)
Atualmente, a picape compacta soma mais de 115 mil emplacamentos, número que a coloca na liderança geral de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil no acumulado de janeiro a outubro.
Lançada em 1998, derivada da primeira geração do Palio, a Fiat Strada foi a pioneira do segmento em diversos momentos. Foi a primeira picape compacta a ter cabine estendida (1999), cabine dupla (2009) e a terceira porta para acesso ao banco traseiro (2013).
A segunda geração, que estreou em 2020, foi a primeira picape compacta a introduzir a cabine dupla com quatro portas, configuração que nenhuma concorrente direta adotou – a nova Chevrolet Montana tem porte intermediário, mais próximo ao da Fiat Toro.
Em 2021, a Strada inovou, mais uma vez, ao oferecer câmbio automático CVT. Dois anos depois, a picapinha foi a precursora da categoria a ter motor 1.0 turboflex (130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque).
De acordo com a Stellantis, a Fiat Strada é exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai. A picape, no entanto, é rebatizada com Ram 700 para ser vendida no México como modelo de entrada da marca norte-americana naquele país.
A Fiat Strada é vendida atualmente no mercado brasileiro em seis versões. A Endurance, voltada ao uso comercial, é a única na configuração de cabine simples com capacidade de carga de 720 kg. As demais têm carroceria de cabine dupla e podem levar até 650 kg.
As versões Endurance, Freedom e Volcano são equipadas com o motor Firefly 1.3 aspirado de quatro cilindros de 107 cv e 13,7 kgfm, combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT que simula sete velocidades (somente na Volcano).
As variantes Ranch e Ultra levam sob o capô o 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre conectado ao câmbio CVT.
Versões e preços da Fiat Strada
- Endurance 1.3 Cabine Simples – R$ 105.990
- Freedom 1.3 Cabine Dupla – R$ 121.990
- Volcano 1.3 Cabine Dupla – R$ 123.990
- Volcano 1.3 CVT Cabine Dupla – R$ 129.990
- Ranch 1.0 turbo CVT Cabine Dupla – R$ 141.990
- Ultra 1.0 turbo CVT Cabine Dupla – R$ 141.990
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp