Honda Civic 2020: veja o que mudou e tudo sobre a nova versão
Honda Civic passa por reestilização, adere ao câmbio CVT em todas versões e ganha nova versão de entrada, que na verdade é um retorno.
Décima geração do Honda Civic passa pelo primeiro facelift para lançar linha 2020. O modelo teve leves mudanças no design, ganhou nova versão de entrada, deu adeus ao câmbio manual e ficou mais caro.
LX 2.0 Automática: R$ 97.900
Sport 2.0 Automática: R$ 104.100
EX 2.0 Automática: R$ 107.600
EXL 2.0 Automática: R$ 112.600
Touring 1.5 Turbo Automática: R$ 134.900
Todas as versões, exceto a Sport, tem o design externo marcado pelo acabamento cromado na grade frontal, molduras laterais das luzes de neblina e parte inferior do para-choque. A variante Sport, única que ainda contava com caixa de câmbio manual, ganhou transmissão CVT. A baixa procura da versão, que representava apenas 2% das vendas do Honda Civic foi a justificativa da fabricante japonesa para fazer a mudança.
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A versão EX passou apenas pelas alterações que incluíam todas versões. Já a EXL agora tem ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, sensor de chuva e sistema Smart Key. Já as principais mudanças da configuração topo de linha Touring foram as melhoras no sistema de som e o console central com carregador de celular por indução que elimina a necessidade do fio.
A configuração LX retorna como nova opção de entrada do sedan médio e é a única que tem central multimídia de 5’’, enquanto as outras ganharam tela de 7’’. Como se trata de uma novidade na linha 2020, a versão de entrada foi a primeira a ser testada, confira abaixo a avaliação do Honda Civic LX 2.0 Automático.
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Design
O modelo está esteticamente desaforado. Os traços estão mais marcantes tanto na dianteira, como na traseira. A barra cromada robusta vai afinando até ser apenas um contorno sob os faróis, dando agressividade ao carro. O caimento de cupê deixa o sedan com uma pegada esportiva. As linhas expressivas da traseira e as lanternas com formato em “C” ao contrário trazem o toque de modernidade para o Honda Civic. Todas as versões, exceto a Sport, contam com rodas em liga leve aro 17 com 10 raios.
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Espaço
O modelo não só é espaçoso, como conta com bancos confortáveis e nas proporções certas para deixar a viagem cômoda até mesmo quando está com os 5 assentos ocupados. Os passageiros traseiros não ficam grudados e há espaço suficiente até para cruzar as pernas. O porta-malas também agrada no tamanho, são 525 litros de capacidade, 55 litros maior que o do rival Toyota Corolla.
Comprimento: 4.641mm
Entre eixos: 2.700 mm
Altura: 1.433 mm
Largura: 1.799 mm
Porta-malas: 525 litros
Desempenho
O Honda Civic LX conta com motor 2.0 de 150 cavalos e 19,3 kgfm de torque e câmbio CVT. O desempenho agrada, mas claro que não é empolgante como o Touring com motor 1.5 Turbo. Mas a versão de entrada não deixa nada a desejar, responde bem nas aceleradas, é ágil nas retomadas e passa muita segurança nas frenagens. A suspensão firme dá estabilidade nas curvas. Porém, como é de se esperar, em vias mais esburacadas passa mais impacto para o habitáculo, mas nada fora do comum. As subidas não são um problema para o sedan, ele as encara com vontade. Na estrada o modelo também apresenta uma boa performance e não é nada cansativo. Popularmente falando, o carro é gostoso de dirigir.
Consumo
Não é só no desempenho que o sedan agrada, o consumo também faz o dono abrir um sorrisinho de canto. A autonomia do modelo com etanol é de 7,2 km/litro na cidade e 8,9 km/litro na estrada, com gasolina passa para 10,5 km/litro na cidade e 13 km/litro na estrada. As versões 2.0 do Honda Civic receberam nota ‘B’ na Classificação PBE na Comparação da Categoria.
Segurança
A Honda não costuma economizar nos itens de segurança dos seus carros, com o Civic não foi diferente, a versão de entrada LX conta com estrutura de deformação progressiva (ACE), alarme de segurança com imobilizador (ECU), sistema de partidas em aclive (HSA), sistema assistente de dirigibilidade ágil (AHA), sistema de luzes de emergência (ESS), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para os 5 passageiros, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros, trava infantil nas portas traseiras, Isofix, câmera de ré multivisão (3 vistas), sensor de pressão dos pneus. Além dos airbags frontais (2), laterais (2) e de cortina (2) e freios com sistemas ABS, EBD e EBA.
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Compraria?
O Honda Civic é um carro coringa. Quem busca um sedan médio, normalmente prioriza espaço e isso o carro tem. O desempenho entrega o esperado de um motor 2.0. O consumo está dentro do que pode ser considerado bom. O modelo tem muitos itens de segurança, a única questão é que não foi testado pelo Latin NCAP, então não é possível saber como o sedan responde a um impacto, mesmo com a boa reputação da Honda. O design (leia o 5º parágrafo de novo). Para finalizar, vamos ao bolso, o valor é honesto para o que a versão oferece.
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