Novo Honda City 2025 muda consumo mesmo sem alterar o motor; por quê?
Compacto alterou seu visual, interior e até mesmo seu consumo de combustível, mesmo com o mesmo trem de força
O novo Honda City 2025 foi lançado na semana passada trazendo consigo uma série de mudanças. As alterações se concentraram na sua parte visual e interior, sem modificações mecânicas. Apesar disso, o modelo mudou o consumo mesmo sem alterar o motor.
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A atualização de meia vida chegou tanto para linha hatchback quanto sedan do modelo. O novo Honda City 2025 manteve as ofertas de versões, com aumento de preço para todas elas, que vão até R$ 4.900. Mas e o consumo de combustível?
Como já comentado, as mudanças não alteraram o motor do City. Todas as configurações do modelo seguem com o propulsor 1.5 aspirado com injeção direta que já conhecemos. A usina segue desenvolvendo 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque, além de manter a transmissão CVT automática de sete marchas simuladas.
O consumo, porém, piorou. Até a linha 2024, o Honda City sedan tinha números de 9,2 (e) km/l e 13,1 km/l (g) na cidade, e de 10,5 (e) km/l e 15,2 km/l (g) na estrada. Para o ano-modelo 2025, os dados são de 9,3 (e) km/l e 12,8 km/l (g) na cidade, no ciclo urbano, e de 10,4 (e) km/l e 15,5 km/l (g).
Já na linha hatchback, o City hatch 2024 apresentava números de 9,1 (e) km/l e 13,3 km/l (g) na cidade, e de 10,5 (e) km/l e 14,8 km/l (g) na estrada. Agora, o veículo faz 9,2 (e) km/l e 13,2 km/l (g) no ciclo urbano e 10,5 (e) km/l e 15 km/l (g) no ciclo rodoviário.
Pode-se ver que os números foram alterados. Em alguns casos pioraram e em outros melhoraram. Tanto para linha hatch quanto para sedan, o consumo de gasolina na cidade no ciclo urbano piorou. Os números de etanol melhoraram para o ciclo urbano, já os de gasolina subiram no ciclo rodoviário.
Mas por que isso aconteceu? A Honda atesta que não houve mudanças no seu conjunto mecânico, mas sim algumas mudanças em padrões de testes da própria montadora.
“A Matriz no Japão atualizou alguns de seus métodos de teste. Isso é global. São apenas mudanças de algumas métricas, que não tem nada a ver com a especificação do produto”, disse Ariel Mógor, gerente de Marketing da Honda.
Mógor ainda revelou que o motor 1.5 aspirado já está pronto para passar nas regras de emissão da próxima fase do Proconve, a PL8, que inicia em 2025.
O PL8 é um programa governamental de controle de emissões veiculares que será dividido em três partes. A primeira, como já comentado, começará a ser válida no ano que vem, e irá estabelecer novos limites máximos de emissão de poluentes para as montadoras.
Com isso em vista, certas fabricantes já estão se preparando desde já para se adequar a essas novas regras. Não é a toa que a Fiat lançou versões híbridas de Pulse e Fastback, pois seus novos sistemas eletrificados ajudam no controle de emissão dos modelos.
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