Honda convoca recall de mais de 720 mil unidades de Civic, CR-V e Accord

Proprietários dos modelos nos EUA serão chamados para inspeção de suas bombas de combustível de alta pressão

DR
Por
26.10.2024 às 20:42
Proprietários dos modelos nos EUA serão chamados para inspeção de suas bombas de combustível de alta pressão

A Honda convocou um recall de pouco mais de 720 mil unidades para seus modelos Civic, CR-V e Accord por conta de eventuais defeitos na bomba de combustível. Vale dizer que o chamado diz respeito aos veículos vendidos nos Estados Unidos, ou seja, apenas para unidades norte-americanas dos modelos.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

 Você pode se interessar por: 

A falha em questão é a mesma para os três modelos, defeitos na bomba de combustível de alta pressão Hitachi, os quais eventualmente podem fazer com que o combustível vaze para fora da bomba, o que pode vir a causar incêndios nos carros da Honda.

 

Segundo a montadora japonesa, são 720.810 unidades precisam retornar a concessionárias para a inspeção de defeitos, as quais abrangem versões a combustão e híbridas dos modelos em questão.

Os veículos que podem apresentar falhas na bomba são referentes aos: Civic e Civic Hybrid 2025; CV-V Hybrid 2023-2025 e Accord e Accord Hybrid 2023-2024.

 

Os primeiros casos de reclamação quanto à bomba defeituosa começaram em fevereiro de 2023 e desde então acumularam-se mais 144 casos. Vale dizer que em nenhum deles, apesar da falha, ocorreu incêndio, e por conseguinte, nem ferimentos graves ou fatalidades.

A Hitachi, empresa de tecnologia responsável pelo desenvolvimento da bomba, já desenvolveu uma nova bomba redesenhada sem perigo de causar incêndio. Novas unidades dos modelos já saem da linha de produção com essa nova bomba, mas sua instalação de milhares unidades problemáticas nem começou.

 

Isso porque apesar do recall já ter sido feito, a Honda informou que os proprietários dos modelos defeituosos serão contatados apenas em dezembro, quando serão solicitados a levarem seus veículos às concessionárias para uma revisão gratuita. Caso o veículo apresente a bomba defeituosa, esta será substituída gratuitamente.

Mas qual é o problema na bomba?

De acordo com a Honda, a falha na bomba de combustível de alta pressão foi detectada pelos engenheiros da montadora, os quais descobriram que a peça foi projetada de maneira incorreta.

Graças a má construção da bomba, seu solenoide pode sofrer rachaduras, por onde o combustível pode vazar e causar incêndios. A Hitachi promete ter redesenhado as dimensões e melhorado o processo químico do solenoide na nova bomba já comentada.

 

Apesar das falhas serem referentes a unidades norte-americanas dos modelos em questão, fica a dúvida se os defeitos podem impactar os veículos vendidos no Brasil, uma vez que os carros da Honda são importados para cá.

Deste modo, Mobiauto procurou a Honda em busca do posicionamento oficial da marca quanto à situação, principalmente para entender se os produtos já vendidos no Brasil podem passar pelo mesmo problema, confira abaixo a resposta oficial da marca:

“A Honda Automóveis do Brasil está ciente da campanha de recall dos veículos Accord, Civic e CR-V, anunciada em outubro pela Honda América do Norte. No momento, a Honda Automóveis do Brasil investiga se essa medida será aplicável ao mercado brasileiro, caso seja confirmado o risco em automóveis da marca, os clientes serão devidamente convocados. A Honda lança suas campanhas de recall de acordo com o que determina a legislação brasileira, em atendimento aos procedimentos junto às autoridades.”

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade