Honda HR-V usado é SUV confiável e bom de revenda a partir de R$ 77 mil
Mecânica robusta, espaço interno generoso e boa aceitação no mercado são dos alguns atributos do modelo
O Honda HR-V de segunda geração foi lançado no Brasil em 2015 – a primeira geração vendida no Japão entre 1999 e 2006 não chegou a ser importada – fez sucesso de imediato por “embalar” versatilidade, mecânica confiável e a boa reputação da marca japonesa em uma carroceria de SUV compacto.
Você pode se interessar por:
- Exclusivo: Novo Honda WR-V terá motor 1.5 turbo do Civic
- Honda WR-V chega em 2025 para marca recuperar espaço perdido pelo Fit
- Honda HR-V LX 2016: pontos positivos e negativos do SUV de R$ 78 mil
- Novo Honda City 2025 já tem data para ser lançado; veja quando
Afinal, não tinha como a receita elaborada pela Honda não dar certo, uma vez que o visual moderno e esportivo do HR-V disfarça muito bem o projeto desenvolvido a partir da plataforma do Fit para otimizar custos de produção e resultar em um carro de dimensões internas generosas – favorecido pelo porta-malas de 437 litros e o sistema Magic Seat, que permite rebater o banco traseiro em diferentes posições para ampliar o espaço da cabine.
O motor 1.8 flex aspirado de 140 cv de potência e 17,4 kgfm de torque – que havia equipado por último o Civic de nona geração – combinado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas é comum a todas as versões. A exceção é a LX, que chegou a ser vendida com a caixa manual de seis marchas durante alguns anos.
Mais tarde, em 2019, o HR-V passou a ser comercializado com o motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv e 22,4 kgfm na nova versão topo de linha Touring para ficar mais competitivo diante dos novos concorrentes turbinados que começavam a chegar ao mercado. Devido ao sistema de escape específico desse motor, o porta-malas tem a sua capacidade reduzida para 393 litros.
Desempenho e consumo
O Honda HR-V 1.8 flex acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 11 segundos, enquanto o consumo médio declarado pelo Inmetro é de 7,1/10,5 km/l na cidade e 8,5/12,1 km/l na estrada (etanol/gasolina).
O HR-V Touring 1.5 turbo, por sua vez, precisa de 8,9 segundos para atingir os 100 km/h. As médias são de 11 km/l em percurso urbano e 13 km/l em rodovia.
Principais equipamentos de série
A lista de equipamentos de série trazia airbags frontais, controles de estabilidade e tração, direção elétrica e ar-condicionado, entre outros itens, desde a versão LX, que ostentava um curioso jogo de rodas de aço com calotas de 17 polegadas.
Na intermediária EX, o SUV era incrementado com sistema de rádio com tela sensível ao toque, controle de cruzeiro, volante revestido de couro, rodas de liga leve de 17”.
Os airbags laterais e de cortina, mais bancos de couro, ar digital, sensores de estacionamento e central multimídia com GPS eram exclusivos da configuração EXL. Por fim, a Touring é a única equipada com teto solar panorâmico.
Pontos fortes do Honda HR-V
- Espaço interno
- Porta-malas
- Mecânica confiável
- Valor de revenda
- Desempenho do motor turbo
Pontos fracos do Honda HR-V
- Respostas do câmbio CVT
- Consumo do motor 1.8
- Fragilidade da suspensão dianteira
Preços do Honda HR-V na Tabela Fipe
Linha 2016
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Mec. – R$ 77.329
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 80.177
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 81.960
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 83.672
Linha 2017
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Mec. – R$ 81.828
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 83.585
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 86.615
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 89.460
HR-V Touring 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 93.981
Linha 2018
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Mec. – R$ 87.606
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 87.888
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 91.399
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 94.795
HR-V Touring 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 97.790
Linha 2019
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 98.415
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 101.417
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 105.418
Linha 2020
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 101.921
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 105.974
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 111.225
HR-V Touring 1.5 turbo 16V gasolina 5p Aut. – R$ 127.971
Linha 2021
HR-V LX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 107.414
HR-V EX 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 114.204
HR-V EXL 1.8 Flexone 16V 5p Aut. – R$ 118.893
HR-V Touring 1.5 turbo 16V gasolina 5p Aut. – R$ 140.205
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp