Honda quer motos que inclinam e freiam sozinhas por segurança
Fabricante está desenvolvendo uma série de recursos com base em câmeras e radares
Você leu recentemente aqui na Mobiauto que diversos recursos de segurança comuns em carros atualmente estão chegando às motos. A Honda é uma das marcas que quer ampliar esta lista de tecnologias de automóveis em suas motos, por isso está trabalhando em uma série de novos assistentes que devem ser implementados em seus modelos nos próximos meses e anos.
Uma das tecnologias em que a marca japonesa trabalha hoje em dia é a autocorreção da trajetória da motocicleta ao ser impactada por rajadas de vento lateral. O fenômeno é um risco conhecido de motociclistas em rodovias que, dependendo do peso da moto e sua velocidade, pode significar uma situação de risco. Para mitigar este perigo, a marca está desenvolvendo um atuador hidráulico servo-assistido para contrabalancear a força do vento lateral inclinando levemente a moto no sentido contrário.
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Para fazer a leitura da situação, uma série de acelerômetros e sensores seriam instalados na motocicleta para detectar a presença de vento lateral desviando a moto de sua rota.
Outro assistente para ajudar o motociclista a se manter em sua trajetória ideal é o assistente de manutenção à faixa, tal qual existe nos carros. Também dependente de sensores e câmeras, o recurso identificaria quando a moto cruzasse as faixas da pista de maneira inadvertida e dispositivos alertariam o motociclista, podendo ser desde avisos no painel da moto até vibrações nos lados direito ou esquerdo do guidão, dependendo do sentido necessário de correção. Caso seja preciso, um atuador autônomo no guidão poderia corrigir a trajetória da moto para evitar que ela cruze a faixa sem sinalização.
Além da questão da faixa, um assistente comum em carros que deve surgir em motos da Honda no futuro é a frenagem autônoma de emergência. A marca trabalha em um conjunto de câmera, radar e sensores, provavelmente instalados sob o farol, para identificar quando a moto está em perigo de colisão dianteira para acionar os freios de maneira autônoma. O sistema também contaria com uma espécie de amortecedor ao estilo “gimbal” para controlar as transferências de peso e inclinação para garantir a segurança da frenagem.
Este hardware também serviria para adicionar à moto a tecnologia de controle de cruzeiro adaptativo, algo que já existe no mundo das motocicletas, sobretudo as big trail. Estas tecnologias citadas, inclusive, estão sendo testadas na Africa Twin, justamente uma big trail, e na Gold Wing dentro da Honda.
Não se sabe exatamente em qual estágio de desenvolvimento se encontram estes recursos de segurança da Honda, tampouco há confirmação de que serão, de fato, lançados (embora seja provável que sim). Diferentemente dos carros, recursos autônomos em motos são sempre acompanhados com mais preocupação, uma vez que intervenções abruptas na pilotagem, sobretudo considerando pilotos menos experientes, podem provocar um efeito contrário ao pretendido e até contribuir para um maior risco, dependendo do momento em que entram em ação. De qualquer maneira, parece que a indústria das motos está cada vez mais contando com recursos eletrônicos e autônomos para aumentar o nível de segurança das motos no futuro.
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