Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
Após venderem unidades vulneráveis a furtos, Hyundai e Kia ofereceram travas de volante gratuitas para seus modelos
(Foto: reprodução/DC News Now)
O número de furtos de alguns modelos de Hyundai e Kia aumentaram em mais de 10 vezes nos últimos três anos. Como forma de solucionar o problema, as empresas criaram uma solução temporária um tanto curiosa, uma gambiarra, que envolvia o uso de travas de volante em seus veículos.
Você pode se interessar por:
- VW Jetta vira alvo de furto do ACC e custo é muito maior que do Nivus
- Brasileiros fazem gambiarra para melhorar suspensão do BYD Dolphin Mini
- Hyundai HB20: brasileiros fazem gambiarra e resolvem seta do hatch
- BYD Dolphin Mini ganha suspensão de Corolla para acabar com efeito gelatina
Tudo começou quando foram feitas uma série de postagens
em redes sociais que mostravam como se aproveitar de uma falha de segurança
para roubar carros de Hyundai e Kia.
(Foto: reprodução/Lockdown Your Car)
Após isso, os pedidos de indenização por roubo de veículos vulneráveis das marcas aumentaram em mais de 1.000 % entre o primeiro semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2023. Os casos ocorreram principalmente nos EUA, mas também no Canadá e na Austrália. Os números são da agência Highway Loss Data Institute (HDLI).
Isso aconteceu porque alguns modelos mais antigos de ambas as empresas, produzidos entre os anos de 2015 e 2019, como Hyundai Santa Fe, Tucson e Kia Forte e Sportage, possuíam vulnerabilidades severas em seus sistemas antifurtos.
Esses carros não contavam com equipamentos básicos de prevenção, como imobilizadores eletrônicos - que não permitem a partida do carro sem a presença da chave remota. Deste modo, tais veículos tinham uma probabilidade consideravelmente maior de serem furtados.
A solução encontrada pelas empresas foi recomendar e até mesmo distribuir gratuitamente aos donos dos modelos o uso de travas de volante. Ambas as marcas também passaram a oferecer atualizações de software para melhorar a segurança de seus produtos, com a inclusão dos imobilizadores eletrônicos.
(Foto: reprodução/The Drive)
Ao que parece, a medida funcionou, uma vez que houve uma queda de 53% nas reivindicações de roubo para aqueles veículos que tiveram seus sistemas atualizados. Segundo a HDLI, cerca de 60% dos veículos qualificados já receberam a atualização em questão.
No total, foram nove milhões de proprietários que alegaram falta de segurança nos seus automóveis. Vale ressaltar que tais modelos ainda são visados por ladrões, e assim, mesmo que não sejam mais roubados, acabam por ser arrombados e tendo sua estrutura comprometida.
O indicado por ambas as empresas é que se promova a atualização no software de segurança dos veículos em questão. A própria Hyundai já instalou alguns centros de serviços temporários para que se realize a instação do sistema antifurto.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp