Jeep Avenger segue em testes para ser híbrido igual Pulse e Fastback
Futuro irmão menor do Renegade segue rodando Brasil afora à espera do lançamento
Próximo grande lançamento da Jeep no Brasil, o Jeep Avenger foi flagrado rodando em testes mais uma vez pelas ruas do país. Dessa vez o SUV compacto, que ficará abaixo do Renegade em nosso mercado, foi flagrado totalmente camuflado em Jundiaí, no interior de São Paulo.
O flagra que você confere aqui foi publicado pelos colegas do perfil no Instagram @placaverde. Como é possível notar, o Jeep Avenger aparece bastante disfarçado, o que indica que o inédito SUV ainda vai demorar mais um pouco para se revelar totalmente para o mercado brasileiro, embora seu visual na Europa seja bastante conhecido e não deve mudar muito para se adequar ao nosso mercado.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
- Fiat Pulse e Fastback híbridos serão 20% mais econômicos, promete fabricante
- Por que Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos em vez de Mobi e Argo
- Flagra: novo Jeep Avenger já roda no Brasil e fará papel que o Renegade fazia
Como podemos ver, o novo Jeep Avenger deverá manter as mesmas rodas do modelo vendido no velho continente, enquanto faróis e as luzes diurnas de LED devem seguir o mesmo padrão também. As lanternas serão mais quadradas, com estilo bastante próximo do que vemos hoje no Jeep Renegade.
Para quem ainda não sabe onde o novo Jeep Avenger, chamado de baby-Jeep na Europa, vai se situar na atual gama da marca no Brasil, ele será posicionado logo abaixo do Renegade e será a nova porta de entrada para a Jeep. Mas sua plataforma não será a mesma Small Wide utilizada por todos os irmãos maiores e a Fiat Toro, mas sim a base CMP compartilhada com Peugeot 208 e 2008, sem as simplificações da linha Citroën C3, C3 Aircross e Basalt.
O novo Jeep Avenger mede 4,08 metros de comprimento; 1,78 m de largura; 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Com isso, podemos dizer que o Jeep Avenger é razoavelmente menor que o Renegade e chega a perder até para o Fiat Pulse em comprimento e altura, embora seja esperado um bom aproveitamento de espaço interno por conta da plataforma mais moderna.
Segundo apuração dos colegas do site Auto Segredos, o veículo será feito na fábrica de Betim (MG) que atualmente produz quase toda a gama Fiat, com exceção da Toro, este feita em Goiana (PE). No entanto, não será surpresa caso sua produção seja alocada na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), onde são feitos os modelos da família C-Cubed da Citroën. Isso porque no anúncio da produção do Basalt, em setembro, a marca francesa revelou que um inédito SUV será produzido na fábrica fluminense.
Motor híbrido
Ainda não é possível cravar qual será a motorização do novo Jeep Avenger no mercado brasileiro, mas é muito possível que ele compartilhe o novo motor turbo 1.0 T200 com sistema híbrido-leve (MHEV) com conjunto elétrico de 12V. Os Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros modelos com sistema Bio-Hybrid da Stellantis, mas possivelmente o Jeep Avenger pode receber também pela sua proposta de SUV mais compacto.
Embora o motor elétrico deva render 4 cavalos de potência e gerar torque, o motor térmico 1.0 turbo flex não deve ter ganho expressivo de força. Assim deve manter sua potência máxima de 130 cv e pico de torque de 20,4 kgfm. Na verdade, o motor elétrico, terá a função de substituir o motor de arranque e o alternador, tudo para ficar compatível com as novas normas de emissão de poluentes do Proconve L8 (PL8), que entra em vigor a partir de 2025.
No caso de Pulse e Fastback, o sistema
híbrido-leve acoplado do motor 1.0 turbo vão resultar em 20% de economia em
comparação às versões convencionais com motores a combustão dos SUVs, como
a Fiat revelou em comunicado no mês passado. Dessa forma, o novo Avenger
promete chegar com bom consumo e desempenho interessante, sobretudo em dinâmica
por conta da base CMP compartilhada com os Peugeot 208 e 2008.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp