Jeep Compass já teve versão flex 4x4 que vendeu pouco e ninguém lembra
Rara configuração foi lançada para avaliar a aceitação do mercado, mas saiu de linha antes do previsto
Fenômeno de vendas no Brasil desde o seu lançamento, em 2016, o Jeep Compass está prestes a terminar 2024 na liderança do segmento de SUVs médios pelo oitavo ano consecutivo. Além dos atributos técnicos, o Compass também se beneficia da variada oferta de versões, equipadas com motores flex aspirado e turbo com tração dianteira ou turbodiesel 4x4.
Porém, o SUV chegou a ter uma rara configuração que combinava motorização flex com sistema de tração nas quatro rodas, baseada na versão de entrada Sport.
Você também pode se interessar por:
- Novos Jeep Renegade e Compass: o que esperar das próximas gerações dos SUVs
- Novo Duster e Jeep Avenger decepcionam em teste de segurança
- Jeep Renegade Longitude: quanto custa manter o SUV por ano?
- Segredo: Novo Peugeot 3008 deve chegar ao Brasil e antecipar o que veremos no Jeep Compass 2027; entenda
Apresentado discretamente para concessionários em agosto de 2017, o Jeep Compass Sport 4x4 flex mantinha o motor Tigershark naturalmente aspirado de 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, associado ao câmbio ZF de nove marchas e ao sistema de tração integral das versões 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm).
Essa versão tinha consumo médio declarado de 5,9 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias eram de 8,3 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
O SUV era equipado de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, sistema start-stop, ar-condicionado digital de duas zonas, controle de cruzeiro, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e sistema Selec-Terrain, que ajusta a tração 4x4 em quatro modos (automático, areia, lama e neve).
No entanto, o sistema de transmissão importado encarecia demais o SUV, comprometendo a sua competitividade no mercado. O preço público sugerido de R$ 117.990 (o equivalente a R$ 206.160, considerando a inflação do período) era cerca de R$ 12 mil mais caro que o da versão Sport flex 4x2.
Lançado para testar a aceitação do mercado, obviamente, que o Compass 4x4 flex não vendeu mais que as 500 unidades previstas pela Jeep e foi descontinuado antes da virada do ano de 2017 para 2018.
Atualmente, o SUV tem preço médio de mercado de R$ 89.507, de acordo com a Tabela Fipe.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp