Jeep Renegade sem nome tem preço e faria sucesso no Tinder
Versão mais barata do SUV compacto custa R$ 118.290. Será que vale a pena?
Se você está pensando em adentrar o mundo dos SUVs compactos, saiba de uma coisa: há uma dezena de opções querendo te conquistar. Uma delas é o Jeep Renegade T270 4X2. Sim, a versão mais barata do utilitário perde o sobrenome Sport na linha 2025, mas exibe alguns atributos, como preço (R$ 118.290) e potência (185 cv) — a maior disparada entre os concorrentes nesta faixa. Será que o modelo tem chance no seu coração? Ou melhor: na sua garagem?
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O Jeep é atarracado. Tem 4,28 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos (o espaço atrás fica longe de ser um latifúndio) e pesa 1.476 kg. O porta-malas fica bem abaixo da categoria, com apenas 385 litros. Drinks? O Renegade tem números medianos quando o assunto é consumo de combustível: faz 7,7 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada) com etanol e 11 km/l (urbano) e 12,8 km/l (rodoviário) com gasolina no tanque. Na prática pode ser difícil atingir estas médias…
E, apesar de já ter ficado R$ 2.300 mais caro desde que foi lançado no final de julho, o Renegade de entrada ainda aposta no carisma, no prestígio da marca e no custo-benefício. O SUV tem presença com o design ‘quadradinho’, faróis circulares e as sete fendas na grade. E, de cara, o modelo tem força de fazer inveja aos outros pretendentes.
São mais de 50 cv extras… O 1.3 turbo de nada menos que 185 cv garante astúcia em qualquer giro, principalmente com os 27,5 kgfm de torque já disponíveis a 1.750 rpm. O câmbio automático de seis marchas poderia ter um entrosamento melhor com o motor, trocas mais ligeiras e não ‘pensar’ tanto. Mesmo assim o 0 a 100 km/h acontece em 8,8 segundos, um ótimo número.
De série, mais algumas qualidades: ar-condicionado, ajuste do volante em altura e profundidade, faróis full-LED e lanternas de LED, freio a disco nas quatro rodas, start/stop, rodas de liga leve aro 17, seis airbags, chave canivete, freio de estacionamento eletrônico, computador de bordo, entrada USB no banco traseiro e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Os defeitos são a falta dos simplórios tampão do porta-malas e jogo de tapetes. Este itens pode ser adquiridos em um pacote opcional de R$ 12 mil (que ainda inclui protetor de cárter, barra de teto e estepe full size)
ou separadamente como acessórios. Aí não merece nem um like…
O Renegade volta a ter bons predicados quando entra em ação. O rodar é tranquilo, suave. Na traseira, a suspensão multilink (melhor e mais refinada que o eixo de torção) e os freios a disco são dois diferenciais do SUV. A direção elétrica não é tão direta, mas tem boas respostas e deixa quem dirige a par da situação. Talvez um peso um pouco maior em altas médias e altas velocidades desse uma sensação melhor, porém nada que afete a segurança.
Difícil vai ser sair da loja sem o pacote opcional Tech, de R$ 5.700, que acrescenta equipamentos de segurança e de entretenimento bem interessantes, como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7 polegadas e conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay. Aí a conta sobe para R$ 123.990. Esse é o preço, digamos, real da versão de entrada.
Só que o Renegade não concorre sozinho. Existem outros candidatos que buscam seu . O principal deles é o Volkswagen T-Cross Sense, que recentemente tomou um banho de loja e manteve o 1.0 turbo de 128 cv. Custa R$ 119.990 e não vive de aparências. Traz conteúdo, como seis airbags, frenagem autônoma de emergência, painel digital e central multimídia de 10,1”. Por outro lado, vem com rodas de aço e bancos de tecido.
Arraste mais para o lado e verás o Chevrolet Tracker (R$ 119.900) e o Fiat Fastback (R$ 119.990) — ambas opções mais em conta destes SUVs também não têm sobrenome. Se o jeito quadradão do Renegade não for a escolha, você também pode optar pelos novinhos (em folha): Peugeot 2008 Active (R$ 124.990) e Citroën Basalt Feel (R$ 96.990) são dois SUVs com etiqueta de preço promocional e motor 1.0 turbo da Fiat com 130 cv. O novo Hyundai Creta Comfort é tem cara de playboy e não sai por menos de R$ 141.890.
Mais maduro, novinho, caro ou barato. Se o segmento de SUVs compactos fosse o Tinder, um app de namoro, daria para ter vários contatinhos. E o Jeep Renegade sem sobrenome seria um postulante forte ao match.
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