Livre de IPVA: carros esportivos que não pagam mais o imposto

Em ao menos nove estados, os proprietários de carro com mais de 20 anos de fabricação já estão livres do IPVA

Vinicius Moreira
Por
17.01.2024 às 20:40 • Atualizado em 29.05.2024

O ano de 2023 já se foi e com ele também a obrigatoriedade do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Motor) para alguns carros. A depender do ano de fabricação, nove estados do Brasil já concedem a isenção do imposto para modelos ano 2003. Por isso, decidimos fazer uma lista de modelos com vocação esportiva que já não precisam mais se preocupar com o tributo estadual.

Como a cobrança da taxa anual varia de estado para estado. O tempo para garantir a isenção também é diferente. Apenas Pernambuco não isenta do imposto, qualquer que seja o veículo, é necessário um caso especial. Já em Minas Gerais, o proprietário precisa provar o “valor histórico” do veículo com mais de 30 anos.

Publicidade

Você também pode se interessar:

Isenção de IPVA com 20 anos ou mais de fabricação: Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Alagoas, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Isenção de IPVA com menos de 20 anos de fabricação: Paraíba, Pará, Sergipe, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Para elencar os esportivos, a Mobiauto optou por excluir marcas de luxo. Afinal, quem está de olho em supermáquinas como Ferrari, Porsche e Lamborghini não está muito preocupado com o valor do imposto. Além disso, esportivos desse nível costumam valorizar ainda mais com tempo por causa da sua raridade.

Confira a lista:

1.  Fiat Stilo Abarth

Motor: 2.4 a gasolina

Desempenho: 167 cv de potência e 22 kgfm de torque em apenas 1.400 rpm/ 0 a 100 km/h em 9,7 segundos/ velocidade máxima de 205 km/h

Câmbio: manual de cinco marchas

2. Volkswagen Golf VR6

Motor: 2.8 VR6

Desempenho: 200 cv de potência e 26,5 kgfm de torque a 3.200 rpm / 0 a 100 km/h em 7,7 segundos/velocidade máxima de 209 km/h

Câmbio: manual de seis marchas

3. Chevrolet Astra GSI

Motor: 2.0 16v

Desempenho: 150 cv de potência e 23,2 kgfm de torque a 4.000 rpm/0 a 100 km/h em 9 segundos/ Velocidade máxima de 210 km/h

Câmbio: manual de cinco marchas

4. Chevrolet Vectra Challenge

Motor: 2.4 de 16 v

Desempenho: 138 cv de potência e torque 20,7 kgfm a 4.000 rpm/ 0 a 100 km/h em 10 segundos/ Velocidade máxima de 205 km/h

Câmbio: manual de cinco marchas

5. Volvo S60 T5 (2001)

Motor: 2.3 turbo

Desempenho: 250 cv de potência e torque 33,6 kgfm/0 a 100 km/h em 7,2 segundos/ Velocidade máxima de 245 km/h

Câmbio: automático

6. Audi A3 (2003)

Motor: 1.8 Turbo EA113

Desempenho: 180 cv de potência e 23,9 kgfm de torque a 5500 rpm/ 0 a 100 km/h em 8,1 segundos/ velocidade máxima de 223 km/h

Câmbio: manual de cinco marchas

7. Mitsubishi Lancer Evolution VII (2003)

Motor: 2.0 turbo

Desempenho: 280 cv de potência e 39 kgfm de torque a 3.500 rpm/ 0 a 100 km/h em 5,6 s/ Velocidade máxima de 252 km/h

Câmbio: manual de cinco marchas

8. Honda S2000 (2003)

Motor: 2.0 VTEC aspirado e tração traseira

Desempenho: 243 cv de potência, 22,5 kgfm de torque a 6.500 rpm/ 0 a 100 km/h em 6,2 segundos/ velocidade máxima 243 km/h

Câmbio: manual de seis marchas

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade