Mercedes-AMG G 63: 5 absurdos do jipão alemão de R$ 2 milhões

SUV de quase 600 cv acelera que nem supersportivo e literalmente te apoia nas curvas

Diego Dias
Por
18.06.2024 às 19:01 • Atualizado em 12.11.2024

Um dos carros mais caros à venda no Brasil atualmente, o Mercedes-AMG G 63 é daqueles modelos superlativos em todas as frentes: tem porte grande, desempenho de esportivo, performance de respeito no fora de estrada e preço no mesmo nível de seus atributos (mais de R$ 2 milhões). Com 45 anos de história, o jipão alemão está apenas em sua segunda geração e continua como um carro ímpar na sua classe.

É difícil fugir do clichê, mas o Mercedes-AMG G 63 é praticamente um apartamento sobre rodas com um motor V8 sob o capô. O mais interessante é que até conhecer a versão esportiva do Mercedes Classe G, eu o achava um tanto sem sentido, afinal, qual a lógica de colocar um motor V8 com quase 600 cv em um SUV que pesa mais de 2 toneladas?

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Mercedes-AMG G 63

Preço (base): R$ 1.932.900

Pintura Inferno Verde Magno: R$ 77.400

Rodas Monobloco: R$ 22.700

Pacote AMG Night: R$ 30.000

Preço total: R$ 2.063.000

Nenhuma, mas por isso mesmo que o Mercedes-AMG G 63 é surpreendente, pois se trata de um utilitário pronto para atuar em campos de batalha e que acelera junto de esportivos italianos. Confira abaixo 5 absurdos do Mercedes-AMG G 63.

Motor V8 biturbo

Equipado com motor V8 4.0 biturbo, o Mercedes-AMG G 63 é daqueles modelos que devem dar trabalho para se adequar as leis de emissões, sendo que seu motor empolga a cada pisada no pedal da direita, totalmente aspiracional – algo cada vez mais raro nos dias de hoje.

Trata-se do famoso motor M177 da AMG que é assinado por um engenheiro da marca esportiva (cujo nome vai numa plaqueta sobre o motor), que entrega 585 cv e colossais 86,7 kgfm de torque. É o mesmo conjunto do antigo C 63 e do atual Aston Martin DBX, por exemplo, que entrega força em qualquer faixa de giro. Não é exagero dizer que tal V8 biturbo é tão ignorante quanto os V8 norte-americanos.

Aceleração

Segundo dados de fábrica, o Mercedes-AMG G 63 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, um desempenho absurdo para um SUV que pesa nada menos do que 2.560 kg. Para efeito de comparação, um Porsche 911 Carrera, superesportivo tradicional, cumpre a mesma prova em 4,1 segundos.

Só que o curioso é um desempenho deste num SUV em que você está sentado praticamente no segundo andar, com um para-brisa à frente reto como num caminhão. Com isso a sensação de velocidade é ainda maior – o que sem dúvidas é uma experiência única.

Ronco

Uma das marcas de design do Mercedes-AMG G 63 são as saídas de escape, sendo uma saída dupla em cada lateral do jipão alemão. Além de contribuírem para o design, o escapamento do utilitário conta com sistema de válvula ativa, que deixa o ronco mais encorpado ou mais sutil dependendo da configuração escolhida.

O SUV ostenta um ronco borbulhante na marcha-lenta, enquanto nas aceleradas o V8 sobe de giro rápido e deixa o som mais estridente. Simplesmente uma sinfonia para os ouvidos para quem gosta.

Banco do abraço

Um dos recursos mais curiosos e mais interessantes do Mercedes-AMG G 63 são os bancos dianteiros que literalmente te abraçam. Com abas laterais proeminentes, os bancos da frente têm abas ativas, que apertam seu corpo em direção oposta à curva em que o carro está contornando.

Exemplo: se o motorista fizer uma curva para a direita com o SUV, a aba lateral esquerda do banco apertará a região da costela do condutor. O sistema tem como premissa dar melhor apoio e assim não deixar ninguém balançado em curvas, digamos, mais animadas. Assim

Sobe parede

Embora o SUV alemão tenha uma proposta (muito esportiva), ele não se esquece das suas raízes off-road. E se não foi falado aqui, vale lembrar que o Mercedes-AMG G 63 ainda é um utilitário montado com base em chassi tipo escada, como picapes médias. Assim tem uma grande robustez, garantida ainda pela tração integral automática dotada de nada menos do que três diferencias blocantes: dianteiro, central e traseiro, que podem ser ativados por meio de um botão no painel. Basta trocar o jogo de rodas de 22 polegadas e colocar pneus lameiros para ser feliz no fora de estrada para o jipão subir parede.

Ficha técnica Mercedes-AMG G 63

Motor: 4.0, dianteiro, longitudinal, turbo, gasolina, 8 cilindros em V, 32V, injeção direta de combustível, duplo comando com variador na admissão e escape

Potência: 585 cv a 6.000 rpm

Torque: 86,7 kgfm a 2.500 rpm

Câmbio: automatizado dupla embreagem, nove marchas

Tração: integral automática

0 a 100 km/h: 4,5 segundos

Velocidade máxima: 240 km/l (limitada eletronicamente)

Consumo Inmetro: 5,2 km/l na cidade e 6,2 km/l na estrada

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.873 mm; entre-eixos, 2.890 mm; largura, 1.984 mm; altura, 1.966 mm; porta-malas, 454 litros; carga útil, 640 kg; tanque de combustível, 100 litros; peso em ordem de marcha: 2.560 kg

Principais equipamentos de série Mercedes-AMG G 63:

  • Ar-condicionado de três zonas
  • Volante e bancos com ajuste elétrico
  • Bancos dianteiros com função massagem
  • Abas laterais de bancos ativas em curvas
  • Farol alto automático
  • Rodas aro 22
  • Suspensão adaptativa
  • Luz ambiente
  • Três diferenciais blocantes
  • Acabamento em fibra de carbono
  • Saída de escape lateral
  • Sistema de som Burmester
  • Piloto automático adaptativo
  • Cinzeiro p/ formato porta-copos
  • Cobertura do porta-malas
  • Friso lateral com Logo AMG
  • Ionização do Ar Interior
  • Pacote antifurto
  • Tapetes AMG
  • Teto solar elétrico
  • Volante AMG Perf. couro preto
  • Painel de instrumentos digital
  • Central multimídia com tela de
  • Guard 360
  • Interior Exclusive
  • Câmera 360º
  • Airbag lateral traseiro
  • AMG RIDE CONTROL
  • Assis. ativo Dist. DISTRONIC
  • Assis. Manuten. De Faixa
  • Assist. ativo de frenagem
  • Assist. Esta. c PARKTRONIC
  • Assistente de ponto cego
  • ATTENTION ASSIST
  • Atualização de mapas
  • COMAND Online
  • Vidro escurecido
  • PRE-SAFE® system

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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