Mini-Camaro “deita” no drift com peças de Chevette, Gol e motor de Hornet
Projeto feito com chassi tubular de aço carbono tem menos da metade do tamanho de um Camaro real, mas diverte tanto quanto um
Dizem que nos dias atuais pouco se cria e muito se copia, mas isso não se aplica ao mini-Camaro do canal do Youtube TDS Garage.
O projeto leva à risca a frase “lobo em pele de cordeiro” e foi construído do zero, praticamente em escala 1:2, pelos mecânicos Thiago Sandri, Daniel Sandri e Muriel Medeiros, de São João Batista (SC), que são especializados em manutenção e preparação de motos.
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Por fora, o minicarro mais parece aqueles brinquedos elétricos com os quais a garotada adora brincar em shoppings. No entanto, o Camarinho guarda um segredo dentro de sua carcaça de fibra de vidro: um motor de 600 “cilindradas’ e quatro cilindros carburado, de 95 cv e 6,4 kgfm, herdado de uma Honda CB600F Hornet.
Thiago contou à nossa reportagem que o projeto estava há tempos na cabeça dos idealizadores. “Era um sonho de criança. A gente sempre quis fazer um mini carro com motor forte, e sempre gostamos do Camaro. Então nos juntamos e começamos a produção”, afirmou Sandri.
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E o projeto, de fato, começou pelo visual do muscle da Chevrolet. Sim, a ordem é de se estranhar, afinal a maioria das fabricações caseiras são iniciadas pela estrutura do chassi e só depois se pensa na carroceria que vai envolver todo o conjunto. Neste caso, o processo foi o inverso.
A primeira etapa de produção foi a cabine de fibra com seus traços inspirados no Camaro vendido entre 2009 e 2015 por aqui. Depois, os três mosqueteiros da TDS construíram a base do carrinho em barras tubulares de aço carbono de uma forma que encaixasse na tal bolha.
Com o chassi fabricado, os mecânicos aplicaram os sistemas de freio e suspensão, que mesclam peças de VW Gol e Chevrolet Chevette. Assim, restou apenas posicionar e fixar o motor e o câmbio, que é o mesmo manual de seis marchas usado na moto da Honda.
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Entretanto, a adaptação não foi simples, pois, diferentemente da motocicleta, o mini-Camaro de drift tem tração 4x2 traseira e sistemas de embreagem, freio e acelerador por pedal.
“O jeito foi adaptar várias alavancas e os cabos, até para poder usar o câmbio e também o volante”, concluiu Thiago.
Mas calma, que a montagem do brinquedinho não parou aí. Mais que andar com o carrinho, os proprietários queriam deslizar com ele. Por isso, instalaram uma tração bloqueada - igual à dos carros de drift - nas rodas traseiras para o mini-Camaro derrapar ao estilo BBS sobre o solo.
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Para finalizar o xodó, o trio aplicou a característica pintura amarela do Camaro de verdade, com faixas pretas sobre o que seria a tampa do cofre do motor. Também colocou um enorme (pelo menos para as dimensões do carrinho) aerofólio traseiro no melhor estilo Tokyo Drift.
De acordo com os donos, o projeto levou cinco meses para ser finalizado e não teve o preço calculado. Mas, com certeza, o mini-Camaro garante uma diversão tão boa quanto o Camaro verdadeiro, custando bem menos do que os R$ 400 mil pedidos pela Chevrolet para ter o brinquedo em escala real na garagem.
Imagens: TDS Garage
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