Mitsubishi se junta a Nissan e Honda em parceria contra elétricos chineses

Trio de marcas japonesas planeja produzir veículos movidos a bateria para retomar espaço no mercado

DR
Por
29.07.2024 às 16:31
Trio de marcas japonesas planeja produzir veículos movidos a bateria para retomar espaço no mercado

A Mitsubishi está prestes a firmar uma parceria com as conterrâneas Honda e Nissan para desenvolver carros elétricos. Além de viabilizar custos de produção, o acordo também seria uma estratégia para conter o avanço dos veículos movidos a eletricidade dos fabricantes chineses.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

De acordo com o jornal japonês Nikkei, o processo de parceria da Mitsubishi com Nissan e Honda está em fase final para promover uma padronização de softwares, produzir componentes e desenvolver inteligência artificial para os veículos das três montadoras.

 

O trio sempre teve uma presença muito forte no mercado chinês, mas nos últimos anos perdeu espaço para as marcas locais, que vêm lançando modelos bastante competitivos em conteúdo e preço. A parceria será fundamental para reduzir custos de produção de modelos elétricos para competir contra carros da chinesa BYD e da norte-americana Tesla, que possui fábrica na China.

A Nissan vem perdendo espaço na China e nos Estados Unidos, dois importantes mercados nas receitas da companhia. A empresa reduziu a sua previsão anual de lucros para este ano, graças a uma série de descontos que ela ofereceu ao mercado norte-americano, eliminando a possibilidade de superávit no primeiro trimestre de 2024.

 

Fica claro que a parceria é uma medida para atenuar as perdas das três companhias em meio às mudanças no mercado. Nenhuma das marcas se pronunciou oficialmente até o momento.

Mitsubishi e Nissan já têm uma parceria de longa data com a francesa Renault. A Mobiauto também noticiou há pouco tempo a vontade das duas japonesas em produzir uma picape elétrica com capacidade de carregamento de uma caminhonete movida a diesel.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade