Mitsubishi Triton é primeira picape cinco estrelas do Latin NCAP

Unidade testada foi fabricada na Tailândia e se destacou até em proteção para pedestres

Renan Rodrigues
Por
28.11.2024 às 14:11 • Atualizado em 29.11.2024

A Mitsubishi Triton, nova geração da consagrada L200, foi testada pelo Latin NCAP e recebeu cinco estrelas em segurança. O teste foi divulgado nesta quinta-feira, 28, e consagrou a picape como a primeira a receber a nota máxima em segurança no mercado sul-americano.

A Mitsubishi Triton foi apresentada ao público brasileiro durante o mês de novembro, mas só chegará às lojas no ano que vem já como linha 2026. O teste foi feito com uma unidade fabricada na Tailândia, mas ainda não está claro se as unidades brasileiras seguirão o mesmo padrão de segurança.

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De acordo com o Latin NCAP, entidade que avalia a segurança de carros comercializados em mercados da América Latina e Caribe, a nova Mitsubishi Triton 2026 se deu bem no teste de segurança. Segundo a avaliação, a picape média obteve 90% na proteção de ocupantes adultos e 91% na proteção de ocupantes infantis. Vale lembrar que tal unidade avaliada contava com sete airbags e pacote ADAS.

Quando vamos para a proteção de pedestres, a nova Triton alcançou 87% – o que é de se elogiar em uma picape média, já que o porte e altura do capô em modelos deste segmento acaba não ajudando nessa avaliação. Em sistemas de segurança a caminhonete obteve 92%. Esses dados são da configuração com cabine dupla da picape.

Já a configuração de cabine simples, mais voltada ao trabalho pesado, obteve 90,27% para o ocupante adulto, 86,36% para o ocupante Infantil, 86,51% para a proteção de pedestres e 92,10% para a sistemas de segurança.

Como a nova Mitsubishi Triton se saiu?

Antes de conquistar o cobiçado título de cinco estrelas no Latin NCAP, a picape da geração anterior (ainda chamada de L200 Triton) havia sido testada em 2019, quando foi reprovada no teste de segurança com zero estrela. Segundo a entidade, a nova Mitsubishi Triton apresentou bom desempenho no geral, principalmente no teste de impacto frontal, onde a picape mostrou estrutura estável e proteção “adequada” a “boa” para a região do tórax de adultos.

No teste de impacto lateral, a proteção variou de “adequada” a “marginal” para o peito no impacto lateral de poste. Destaque ainda para a proteção passiva de pedestres da picape, tanto que a nova Triton alcançou uma das maiores pontuações do quesito no Latin NCAP até hoje, mesmo em protocolo mais rígido. A entidade também destacou o sistema ADAS da caminhonete, que traz o recurso como item de série em boa partes das versões no mercado externo.

O destaque negativo fica para o famoso teste do efeito “chicote” (movimento quando o pescoço vai subitamente para frente ou para trás durante um impacto), no qual a picape ofereceu somente proteção “marginal” para o pescoço

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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