Nissan March: os principais problemas, segundo os donos

Compacto tem poucas reclamações sobre defeitos mecânicos, mas pintura que descasca sozinha tem tirado a paciência dos proprietários

GS
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15.08.2024 às 19:32
Compacto tem poucas reclamações sobre defeitos mecânicos, mas pintura que descasca sozinha tem tirado a paciência dos proprietários

O Nissan March é um velho conhecido dos mercados europeu e japonês há quatro décadas, mas só chegou ao Brasil em 2011, quando começou a ser importado do México para competir contra compactos nacionais, como Volkswagen Gol, Fiat Palio e Ford Fiesta - os então novatos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 viriam a ser concorrentes no ano seguinte, em 2012.

O hatch começou a ser vendido por aqui com motores 1.0 de 74 cv de potência e 1.6 de 111 cv, ambos flex de quatro cilindros e 16 válvulas, conectados a um câmbio manual de cinco marchas.

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Usando a confiabilidade dos carros japoneses como principal argumento de venda, o March chegou a registrar quase 7 mil emplacamentos no último trimestre de 2011, volume considerável para um compacto que havia acabado de desembarcar no país para enfrentar modelos consolidados em nosso mercado.

No entanto, o March (assim como os demais modelos importados) sofreu um duro golpe após o governo brasileiro estabelecer o Inovar-Auto, que estipulava cotas de importação e sobretaxa de 30% no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para os fabricantes que extrapolassem os requisitos do regime automotivo. As vendas do hatch foram bastante afetadas e o modelo simplesmente desapareceu das concessionárias.

A partir de 2014, a Nissan chegou a fabricar o March em Resende (RJ), mas a produção local não foi suficiente para retomar o antigo ritmo de vendas. O modelo nacional recebeu melhorias, como visual retocado, novo motor 1.0 de três cilindros de 77 cv e câmbio automático CVT nas versões mais caras com motor 1.6.

O Nissan March saiu de linha no Brasil em 2020, com mais de 165 mil unidades vendidas. No seu ano derradeiro, foram apenas 1.940 emplacamentos.

Embora exista uma nova geração do March na Europa há alguns anos, o hatch saiu de linha no Brasil para supostamente dar lugar a um SUV compacto baseado no conceito Magnite. No entanto, a produção desse modelo está atrasada há pelo menos dois anos.

Apesar de ter saído de linha há quatro anos, o Nissan March é um carro elogiado pela mecânica robusta, baixo consumo de combustível e bom desempenho das versões 1.6. A principal queixa dos proprietários do hatch está relacionada a um defeito na pintura da carroceria, que descasca sozinha. Curiosamente, isso ocorre somente em carros na cor banco perolizado. 

”Comprei um Nissan March 1.0 2014/2015 0km novo, na concessionária. Carro de única dona até hoje. A tinta começou a descascar nas laterais, portas, capô. Fiquei preocupada com o problema e tentei buscar a concessionária, que não quis me receber, mal ouviu a minha reclamação. Procurei na internet nos últimos dias e infelizmente vi que não é o único caso, aparentemente é algo crônico”, relata a cliente Raquel, de Fortaleza (CE). 

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6

Mesmo com vários casos registrados no Reclame Aqui, o problema na pintura do Nissan March não gerou um recall. No entanto, o hatch passou por campanhas para a troca do airbag do motorista dos modelos fabricados entre 2011 e 2014 e para a substituição do interruptor do sistema de ignição de unidades produzidas em 2017.

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