Nova Ford Ranger copia Fiat Strada em versão inédita supercab
Nova geração da picape média chegará este ano ao Brasil e apresentou solução diferente para outros mercados, sendo intermediária entre cabine simples e dupla
A Ford quer que a próxima geração da Ranger recupere mercado, tenha sucesso à lá anos 1990 por aqui, e seja uma rival à altura de Toyota Hilux e Chevrolet S10. Para isso, a picape média vai receber um visual bem americano, inspirado na irmã maior F-150, e uma série de outras novidades. Uma das que mais chama atenção, é justamente a versão inédita supercab.
Trate-se de uma cabine estendida que tem quatro portas, sendo a abertura das duas da frente do tipo convencional, e das traseiras, suicida – aquela que abre para trás. A Ranger até teve uma opção semelhante na década de 1990, mas o estilo se popularizou com a Fiat Strada, quando era vendida com cabine estendida e três portas no Brasil, na antiga geração.
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A diferença é que a picapinha da marca italiana usava o artifício para melhor o acesso a segunda fileira de bancos, já que levava cinco passageiros. No entanto, a nova Ranger terá o truque para melhorar o acesso ao espaço atrás dos bancos, já que essa configuração carregará apenas duas pessoas e terá, com esse espaço, um compartimento extra para ferramentas, entre outros.
Infelizmente, a marca do oval azul ainda não especificou qual o tamanho e a capacidade de carga dessa parte do habitáculo, mas dá para ver pelas imagens que haverá um esquema de caixas para facilitar o armazenamento, além de um bolsa grande na divisa da cabine e a caçamba.
Do mais, o interior será bem completo na opção mais cara, como se espera de uma picape com tíquete médio elevado, já que oferece bancos de couro com ajustes elétricos, multimídia vertical com tela grande e alguns outros mimos. Já as mais em conta, devem contar com bancos em tecido e acabamento mais simples.
A grande sacada é ter um produto intermediário entre as configurações de cabine simples e dupla, principalmente pelo fato de as picapes não terem boa vedação da caçamba. Com essa variante, dá para levar carga internamente sem correr o risco de molhar.
Ainda que tenha um interior mais espaçoso que o da cabine simples, oferece uma boa caçamba com 2.305 mm de comprimento e 1.224 mm de largura, e capacidade para levar até 1.286 kg de carga.
Resta saber apenas se ela chegará ao mercado sul-americano. Até o momento, essa configuração foi lançada apenas para Tailândia e África do Sul – por isso temos o volante posicionado ao lado direito -, e não há informações sobre sua produção na Argentina, que é a fábrica que alimenta as lojas brasileiras.
Vale lembrar que, além do visual renovado e mais robusto, a nova Ranger contará também com novos motores. Para o mercado sul-africano, ela é ofertada com um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm e um 2.0 biturbo diesel de 209 cv e 50,9 kgfm, com opções de caixa manual e automática de seis marchas e tração simples e 4x4.
No Brasil, a nova geração da picape média é esperada para este ano, ainda sem motorização, transmissão, lista de equipamentos, versões e preços, definidos. No entanto, podemos esperar que ela chegue na mesma faixa de preço em que já atua, acima dos R$ 200 mil e sem ultrapassar os R$ 400 mil.