Novo Caoa Chery Tiggo 5X Pro: visual e câmbio novos, painel de Land Rover
SUV passará por uma segunda reestilização no Brasil apenas três anos após chegada, mas desta vez com grife premium para conviver com modelo atual
O Caoa Chery Tiggo 5X é o atual carro mais vendido da operação no Brasil, com cerca de 850 emplacamentos mensais registrados, em média, nos cinco primeiros meses de 2021. O SUV chegou ao mercado no fim de 2018, mas já no ano passado passou por uma leve reestilização de meia vida, incorporando um novo desenho a faróis e para-choque frontal.
Quem acompanha o mercado automobilístico internacional sabe, porém, que na China o Tiggo 5X já passou por uma segunda reestilização, adotando a identidade visual “Life in Motion 3.0” debutada em nosso país pelo primo menor Tiggo 3X este mês. E essa mudança deve estrear em nosso mercado ainda este ano.
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Flagras feitos pelo colega Renato Aspromonte, do @overboostbr, em Jundiaí (SP), mostram um protótipo do Tiggo 5X renovado em testes de homologação. Apesar da camuflagem zebrada, é possível observar nos traços dianteiros a grade hexagonal sem o friso cromado ao centro, como no novo Tiggo 5X chinês. A base do para-choque também ficará diferente. Só o desenho dos faróis permanecerá igual.
Os colegas da Quatro Rodas informam que o novo Tiggo 5X não terá novidades apenas estéticas. Sob o cofre, o motor 1.5 quatro-cilindros 16V turboflex TCi (sem injeção direta) de 150 cv trocará o polêmico câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas com caixa seca, uma atualização do problemático PowerShift da Ford, pelo CVT com simulação de nove marchas de Arrizo 5, Arrizo 6 e Tiggo 3X.
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Caoa Chery grife Pro
No lançamento do Tiggo 3X, nossa reportagem conversou com o presidente da Caoa Chery, Marcio Alfonso, que afirmou que a estratégia adotada com o Tiggo 3X em relação ao Tiggo 2 será replicada em outros modelos da gama. “A ideia é lançar toda uma linha de produtos com a grife Pro, um pouco mais sofisticados e com ar premium”, contou o executivo.
Um dos SUVs a passar por isso será o Tiggo 8 Pro, como a Mobiauto revelou em primeira mão há três meses. O projeto, que chamamos inicialmente de Tiggo 8 Plus, como é conhecido na China, deve então receber o sobrenome Pro no Brasil, igual na Rússia, para se posicionar acima do atual Tiggo 8 na faixa de R$ 200.000.
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Tiggo 5X Pro e Tiggo 5X: gêmeos não idênticos
O mesmo tende a acontecer com o Tiggo 5X: o SUV com visual renovado, trem de força atualizado e outras novidades tecnológicas – que explicaremos logo abaixo – deve entrar para a grife Pro entre o fim deste ano e o começo do próximo. Conviverá, pois, com o Tiggo 5X atual, que seguirá em linha numa faixa de preço mais camarada.
Atualmente, o SUV é vendido em versão única de acabamento, TXS, por R$ 122.990. O gêmeo não idêntico com sobrenome premium chegaria para ocupar a faixa entre R$ 130.000 e R$ 150.000, empurrando a etiqueta do Tiggo 7 para acima de R$ 150.000.
Há uma boa margem para essa manobra, visto que o Tiggo 8 só sai da loja por R$ 181.990 e os rivais diretos do Tiggo 7, Jeep Compass T270 flex, Toyota Corolla Cross e VW Taos, já estão se aproximando dos R$ 200.000.
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Voltando a falar do Tiggo 5X Pro, a traseira deve ser mantida tal como hoje, mas o SUV pode ganhar novas rodas e o acabamento interno passará por uma dose de atualizações, como por exemplo o quadro de instrumentos parcialmente digital de 7 polegadas com resolução melhorada em relação ao modelo atual.
O volante com novos raios, cubo central e de base achatada virá herdado do Tiggo 3X, enquanto a central multimídia flutuante de 9” será presente do Tiggo 8, assim como os comandos do ar-condicionado através de uma tela digital com dois seletores giratórios no topo do console central, em clara imitação aos novos SUVs da Land Rover. O console, aliás, passará a ser elevado e contará com uma nova manopla de câmbio.
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Ofensiva para se consolidar no top 10
Em meio a ter superado a Ford e enfim entrado no grupo das dez marcas automotivas mais populares no Brasil em maio, a Caoa Chery intensificou o ritmo de entrega de novos produtos no Brasil. O objetivo é se consolidar cada vez mais como uma das fabricantes de peso no mercado nacional.
No fim do ano passado, a operação tinha a meta de lançar cinco carros no país em 2021. O primeiro deles foi o Tiggo 3X, já avaliado pela Mobiauto, que chegou com um peculiar motor 1.0 turbo sem injeção direta de 98/102 cv e 16,8/17,1 kgfm (gasolina/etanol) para se posicionar entre Tiggo 2 e Tiggo 5X na faixa entre R$ 100.000 e R$ 110.000.
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A marca ainda não sabe se conseguirá cumprir o objetivo integralmente, porque a crise de oferta de semicondutores tem atrapalhado a vida de todas as montadoras instaladas nacionalmente.
Todavia, a partir de agora o foco será em modelos de maior valor agregado. No segundo semestre, além do Tiggo 5X Pro, a empresa pretende apresentar o Caoa Exeed LX, SUV médio que marcará a estreia da submarca de luxo da Chery em nosso território. Este deve custar cerca de R$ 250.000 e quer briga com rivais de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Já no primeiro semestre do ano que vem deve aportar o primeiro modelo híbrido da aliança, mas ainda não se sabe se será da Chery ou da marca de luxo Exeed.
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