Novo Chevrolet Onix terá truque para não precisar ser híbrido
Com chegada prevista para o ano que vem, o novo Chevrolet Onix trará mudanças além do visual
O novo Chevrolet Onix não deve demorar a chegar, tanto que já foi flagrado em vias brasileiras. A atualização do hatch deve ser lançada no segundo semestre de 2025, trazendo não só mudanças visuais, mas também um truque para o modelo não precisar se tornar híbrido.
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Apesar de que o novo Chevrolet Onix deverá manter a oferta de motorizações que já conhecemos, com motor 1.0 aspirado flex e 1.0 turbo flex, o truque em questão está justamente na parte mecânica do veículo.
Isso porque o motor 1.0 turbo de três cilindros, que equipa as versões intermediárias e de topo do modelo, trocará a injeção multiponto de combustível por uma injeção do tipo direta, a mesma que as versões turbo de VW Polo, Peugeot 208 e Hyundai HB20 já usam.
Aos que não sabem, propulsores com injeção direta tem queima mais eficiente e com menos perda de energia no processo de combustão do motor, o que melhora o desempenho da usina, economiza combustível e reduz as emissões de poluentes.
Mas qual a relação com ser híbrido? Acontece que, a partir do início de 2025, começará a ser válida a primeira etapa do Proconve L8 (PL8), o nosso programa governamental de controle de emissões veiculares.
Não é à toa que Fiat Pulse e Fastback ganharam versões híbridas nesse fim de ano. Com ajuda do motor elétrico, os SUVs da Fiat produzem menos poluentes e conseguem fazer com que a marca se adeque a novas leis de emissão do PL8. No caso da dupla, a montadora optou por inserir um pequeno motor elétrico de 4 cv para substituir o alternador e motor de partida.
Todos os modelos 1.0 turbo que fazem parte do grupo Stellantis, na verdade, ganharam variantes híbridas para se confirmarem às normas em questão, vide Peugeot 208, Fiat Strada e Citroen C3, entre outros.
Nesse contexto, graças a troca de injeção do Onix turbo, a Chevrolet planeja conseguir regularizar suas emissões sem a necessidade de produzir um Onix híbrido. Mas vale lembrar que em 2027, as regras de emissões do Proconve ficarão ainda mais rigorosas.
Além de diminuir as emissões e melhorar a eficiência, a injeção multiponto deve alguns cavalos e torque ao modelo.
Atualmente o motor 1.0 turbo do modelo desenvolve 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Com as mudanças, os números devem aproximar-se dos 120 cv e 17,5 kgfm que as versões turbo do HB20 possuem.
Flagras: reprodução/Autorealidade
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