Novo Citroën Basalt: marca revela nome e data de lançamento do SUV cupê
Marca francesa revela nome do terceiro produto do projeto C-Cubed, que conta com C3 hatch e C3 Aircross
A Citroën revelou nesta segunda-feira (25) o nome de seu novo SUV cupê. Chamado de Fastlounge na imprensa por um tempo e até C3X, que é a nomenclatura padrão da marca francesa para esse tipo de veículo na Europa, o novato será chamado de Basalt.
Bem diferente das outras nomeclaturas usadas dentro do projeto C-Cubed (C³), que engloba C3 hatch e C3 Aircross, o Citroën C3 Basalt também ja tem data para ser apresentado ao mundo: 27 de março - mais precisamente, a próxima quarta-feira. Mobiauto estará atenta e trará todas as novidades para vocês.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Nivus 2025 já tem data para chegar de cara nova às lojas
- Citroen C3X é flagrado com jeitão de Fastback espaçoso
- Citroën C3 X: SUV cupê do C3 já tem protótipos montados no Brasil
- Fiat Fastback: os principais problemas, segundo os donos
O novo Citroën Basalt já roda em testes no Brasil há tempos. O produto fecha o projeto C-Cubed citado acima e finalmente podemos chamá-lo de SUV - afinal, havia algumas dúvidas sobre ele ser, de fato, um utilitário ou um sedan mais alto, como o antigo Renault Logan CVT.
A apresentação do novo modelo será apenas para que seu visual seja conhecido. O produto foi desenvolvido pela marca para abastecer os mercados emergentes, como parte da Ásia e América do Sul.
No Brasil, seu lançamento e chegada às lojas deve demorar um pouco mais. A expectativa é que isso aconteça entre o fim deste ano e início do próximo, sendo um potencial rival mais barato contra o VW Nivus.
O que já sabemos do Citroën Basalt?
Terceiro integrante da família C-Cubed, o novo Citroën Basalt será definitivamente um SUV cupê, apostando num segmento que vem em crescimento no Brasil e que vem para complementar a gama da marca francesa depois do C3 e C3 Aircross. A novidade contará com a mesma plataforma CMP dos dois irmãos, herdando parte de sua estrutura e os faróis com truque para parecerem divididos em suas seções.
Com isso é de se esperar que o novo Citroën Basalt venha a ter uma dianteira próxima dos irmãos de plataforma, mas com alguma diferenciação principalmente perante o hatch compacto C3, já que o novo Basalt deverá ter um maior valor agregado. O destaque, porém, será sua traseira no estilo do Fiat Fastback, assim sua coluna traseira terá um caimento acentuado rumo a parte de trás do carro, sendo na verdade um SUV cupê, algo que a Mobiauto já havia avisado em maio do ano passado.
Por falar na traseira, com a primeira imagem teaser divulgada do novo Citroën Basalt podemos afirmar que a tampa do porta-malas terá um desenho que remeterá a um spoiler integrado, com uma protuberância razoável na ponta. É possível ainda notar a lanterna que será inédita e diferente dos irmãos C3 e C3 Aircross, trazendo uma forma mais quadrada e arranjo interno composto por um quadrado adornado por dois filetes horizontais principais, enquanto as laterais têm um efeito degradê na lanterna.
Motorização à moda Stellantis
Debaixo do capô não deveremos ter novidades, já que é esperado que o novo Citroën Basalt acabe herdando o mesmo motor 1.0 turboflex usado no C3 Aircross, bem como nos Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208.
Assim o novo SUV cupê francês terá o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que sempre trabalha acoplado a um câmbio de CVT de sete marchas simuladas. Para exportação, é possível que o novo Basalt tenha o 1.6 de até 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, esse operando junto a um câmbio automático de seis velocidades.
Flagra: Renato Maia/Falando de Carro
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp