Novo Citroën Basalt pode corrigir seis pontos fracos do C3 Aircross; entenda

SUV cupê é o próximo lançamento da marca francesa para o Brasil

Vinicius Moreira
Por
08.08.2024 às 12:21 • Atualizado em 12.11.2024

O inédito Citroën Basalt é o principal lançamento da marca francesa para o Brasil em 2024. O SUV cupê será o terceiro e último lançamento prometido pela montadora do projeto C-Cubed.

Próximo do lançamento aqui no Brasil, o Basalt já foi apresentado na Índia e pode adiantar algumas melhorias no modelo que faltaram ao irmão C3 Aircross.

Publicidade

Você também pode se interessar:

Basalt com chave canivete

Quando o Citroën C3 Aircross chegou e, logo de cara, um detalhe chamou a atenção: sua chave. Ao melhor estilo anos 90 ou de moto, a chave do SUV deixou a desejar por sequer ser canivete.

O Basalt apresentado na Índia, não veio com chave presencial, mas ao menos já conta com uma chave canivete.

Farol em LED

Tanto C3 como C3 Aircross já possuem as luzes de posição diurnas (DRL) em LED. Porém, os faróis, assim como as lanternas, são halógenas. Diferente do Basalt, que possui farol de LED (ainda não confirmado para todas as versões) e lanternas com efeito 3D.

Ar-condicionado

Nas imagens de lançamento, o Basalt já vem com ar-condicionado digital, algo que o Aircross não tem nem mesmo na versão de topo Shine, tanto na configuração de cinco e sete lugares.

Acabamento

O Aircross tem como seu principal concorrente a Chevrolet Spin e um dos pontos falhos frente ao rival é exatamente o acabamento. Com excesso de peças de plástico, o SUV até varia a composição com texturas, mas os materiais mostram um acabamento mais modesto.

Já no Basalt apresentado na Índia, o uso de material macio ao toque no interior das portas e pontos do painel já fazem o público brasileiro sonhar.

Saídas de ar para segunda fileira

Outra solução bem mais acertada do Basalt é a saída de ar para segunda fileira de bancos localizada no console central. Em vez disso, a Citroën preferiu instalar saída de ar no teto do Aircroos. Até aí tudo bem, mas ela não só ocupa bastante espaço e incomoda pelo barulho, como só pegam o ar da frente e direcionam para traseira – não condicionam.

Sem economia de chicotes

Além do acabamento mais refinado, o Basalt indiano vem com acionamento elétrico dos vidros traseiros por comandos nas portas da frente e de trás. Vale lembrar que, o C3 Aircross tem acionamento elétrico para os vidros nos painéis das portas, mas somente dianteiros – para os passageiros de trás, a ação é feita em mecanismos centrais, no console.

Agora resta aguardar o lançamento do Basalt aqui no Brasil e conferir se essas melhorias vão equipar a versão do SUV que será vendida por aqui.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade