Novo Hyundai Creta 2025: motivos para comprar e motivos para fugir do SUV

SUV compacto ganhou novo visual neste ano e tem até motorização nova

Renan Bandeira
Por
18.10.2024 às 18:55

O novo Hyundai Creta foi apresentado no início deste mês. O SUV compacto que é o preferido das vendas físicas no Brasil tem novo visual, motorização, câmbio e equipamentos novos agora, e o objetivo, claro, é ser o modelo mais vendido da categoria.

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A mudança do Hyundai Creta é importante e até um aviso: em time que está ganhando é possível mexer sim. Embora seu visual na atual geração tenha sido discutível, é fato que o produto fez muito sucesso em nosso mercado. No entanto, cerca de dois anos após ser apresentado por aqui, o modelo ganhou uma nova cara e novidades importantes.

O sistema híbrido ainda não está presente por aqui, e deve chegar apenas em 2027 com a segunda fase do Proconve L8. O Creta teve motor 1.0 turbo flex recalibrado para atender a primeira fase do PL8 que começa ano que vem, e seu motor 1.6 aspirado flex, da versão Action de antigo visual, foi retirado do catálogo.

Não só ele, o 2.0 aspirado flex da versão Ultimate também. E é justamente essa configuração que entrega a principal novidade do produto para este ano: o motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque compartilhado com o Tucson, e que é gerenciado por uma caixa automatizada de dupla embreagem e caixa seca.

O SUV chega à linha 2025 com novo visual e cinco versões disponíveis, vejam os preços:

A Mobiauto foi convidada para conhecer a nova linha do Creta 2025, testou a versão Ultimate 1.6 turbo, e conta agora motivos para comprá-la e motivos para fugir dela:

Por que levar um Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo para casa?

Visual: são duas opções de frente para escolher. A inspirada no Palisade e que tem grade maior estará presente em quase toda a gama, inclusive na versão mais cara que avaliamos. No entanto, há a opção por um visual diferente na configuração N Line. Independentemente da escolha, ambos os visuais agradam bastante e não são disruptivos como o anterior, que fez muitos torcerem o nariz.

Conforto: o Creta segue com as suspensões bem calibradas. Na versão de topo, há um acerto um pouco mais rígido que torna o carro mais seguro nas curvas, mas que pode fazê-lo chacoalhar mais na cidade - não pudemos testar isso durante o lançamento, mas a Mobiauto fará uma nova avaliação em percurso urbano.

Associando isso, aos bancos serem bem recheados de espuma, na cabine há conforto para todos os ocupantes.

Dirigibilidade: como dito acima, o acerto um pouco mais firme da suspensão faz agora o Creta fazer curvas melhor do que qualquer outro SUV do mesmo segmento. A carroceria inclina pouco, e o motor ainda entrega torque e potência de sobra para retomadas e acelerações. A atuação do câmbio automatizado para isso é imprescindível.

Espaço interno: o Creta manteve os 2,61 metros de entre-eixos na renovação visual. Embora não seja os melhores números da categoria, o SUV tem um bom espaço interno para joelhos, ombros e cabeça dos ocupantes que vão na segunda fileira de bancos, mesmo o banco dianteiro ajustado para uma pessoa de 1,87 metro. O porta-malas também foi mantido em 422 litros de capacidade. Nesse caso, o SUV manteve um de seus pontos mais fortes.

Desempenho: o motor 1.6 turbo de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque é bem esperto, principalmente por dois fatores: torque total entregado em baixa rotação e câmbio automatizado com dupla embreagem. O conjunto faz o Creta acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Além de ser mais rápido que a Ultimate com o antigo motor, a configuração ficou até 9% mais econômica

Assistências de segurança: a Hyundai deixou o pacote de assistências de condução e segurança do Creta Ultimate bem completo. Sistema de frenagem autônoma, farol alto adaptativo, câmera para monitorar ponto cego, assistência de permanência e centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, assistente de pongo cego e alerta de abertura da porta e saída segura. Todos eles foram testados e responderam bem.

Por que não levar um Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo para casa?

Preço: o carro é bastante completo e bom de dirigir, além de garantir bastante espaço, mas ainda assim é caro. São R$ 189.990 para levá-lo para casa nessa versão, sendo que todos os concorrentes – com exceção do Honda HR-V – são mais baratos. Em um território tão competitivo, um preço como esse pode fazer a versão não ter bom volume de vendas.

Transmissão: o câmbio automatizado parece estar voltando com os lançamentos. A Renault lançou o Kardian com essa aplicação, e agora foi a vez de a Hyundai apresentar no Creta. Trata-se uma transmissão com embreagem úmida, sete marchas e caixa seca. Dado o histórico desse tipo de câmbio em nosso mercado, muitos podem torcer o nariz para a utilização.

A dica da Mobiauto é esperar para ele se consolidar. O Kardian apresentou problemas e a marca tratou de fazer a troca da caixa de algumas unidades, e é comum lançamentos terem ajustes. Então esperar para entender se o câmbio apresentará problemas é a melhor saída.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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