Hyundai lançará quatro elétricos para o mundo e isso é bom para o Brasil

Chegada dos modelos elétricos indica boas notícias para o mercado brasileiro, entenda

Vinicius Moreira
Por
14.10.2024 às 20:10

O Hyundai Creta elétrico já tem uma previsão de chegada na Índia: janeiro de 2025. Além do SUV, a Hyundai quer inserir mais três modelos elétricos no mercado indiano. Mas até onde isso pode ser benéfico para o Brasil?

Assim como o Brasil, o mercado indiano é emergente e muitos produtos apresentados aqui são vendidos lá, assim como outros apresentados por lá acabam chegando aqui. Exemplos disso são os projetos C-Cubed da Citroën, com C3, C3 Aircross e Basalt, ou até mesmo o Hyundai Creta que acaba de chegar ao nosso mercado.

Publicidade

Você também pode se interessar:

De acordo com o site Autocar India, após a chegada do Creta elétrico, a montadora deverá lançar um compacto baseado no Hyundai Inster elétrico, que deve chegar no segundo semestre de 2026. Este último compacto usará a plataforma E-GMP e será posicionado entre os carros de entrada da marca.

Os outros dois modelos são uma nova geração do Hyundai Venue, um SUV que já chegou a rodar em testes pelo Brasil em 2021, e o subcompacto Hyundai Grand i10 Nios, que brigaria com BYD Dolphin Mini e Renault Kwid E-Tech no Brasil.

Voltando a falar sobre o Creta, no país asiático, o modelo deverá ser equipado com motor elétrico que entrega 140 cv e 26 kgfm de torque, abastecido por bateria de 45 KWh. A autonomia é de 300 a 400 km.

Já Venue em termos de porte seria um SUV abaixo do Creta. No mercado brasileiro, ele seria um forte concorrente de Renault Kardian, Fiat Pulse e o futuro VW A0 SUV (ainda sem nome). Pensando nas dimensões, podemos dizer que ele seria basicamente um SUV do HB20, tanto que o entre-eixos de 2,51 m é apenas 2 cm menor do que o do HB20S.

Obviamente, não são todos os produtos que devem pintar por aqui. O Hyundai Creta elétrico é o modelo que mais tem potencial, embora a marca não tenha falado nada sobre o assunto, e a fabricante sul-coreana também pode apostar em um veículo mais barato e elétrico por aqui.

Com três lançamentos de elétricos voltados ao mercado de entrada na Índia, a Hyundai mostra que está focando no segmento, e pode ser que tenhamos novidades dessas em um futuro não está distante. A marca já confirmou seis lançamentos para o ano que vem, sendo todos importados, e resta saber se alguns desses estarão entre as escolhas para o Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade