Novo Hyundai Tucson chega à Argentina com preço de Hilux e é esperado no Brasil

SUV médio finalmente deve ter mesma geração que é vendida em outros mercados

Vinicius Moreira
Por
11.09.2024 às 12:52

Confirmado no Brasil, o novo Hyundai Tucson chegou primeiro à Argentina, onde inclusive já tem preço de venda. Para o mercado nacional, o SUV de quarta geração foi confirmado pela montadora sul-coreana, mas só deve desembarcar aqui em 2025 importado em um primeiro momento, para só depois ser produzido em Anápolis (GO).

Depois de figurar na primeira prateleira, o Tucson ficou para trás no mercado brasileiro nos últimos anos e até chegou a ser vendido em uma geração atrasada em comparação com a que era vendida fora do Brasil.

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Isso vai mudar e a prova é que, já na Argentina, os hermanos receberam o SUV que compartilha a plataforma com o Kia Sportage. No país, o Tucson é oferecido em duas versões com diferenças de equipamentos e motorização.

Como é o novo Hyundai Tucson?

Em sua quarta geração, o Hyundai Tucson recebeu algumas mudanças visuais no exterior e na parte interna adotou o novo padrão da fabricante. Exemplo é o painel de instrumentos digital e a central multimídia integrados, com 12,3 polegadas cada um. Outro detalhe curioso é a presença de quatro pontos em vez do logotipo da Hyundai no volante. A montadora disse que a figura representa a letra H em código Morse.

Por fora, o visual recebeu alguns retoques como mudanças na grade frontal e algumas alterações, tímidas é verdade, no para-choque dianteiro. Isso tudo quando é comparado a primeira fase da quarta geração do Tucson de 2020, que até receber o atual facelift trazia um estilo mais curvado e menos robusto.

Em dimensões, o SUV que chegará ao Brasil tem 4,64 metros de comprimento, 1,86 m de altura. 1,66 de largura e 2,75 metros de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 539 litros.

Na Argentina, o Tucson é vendido somente na versão a combustão com duas opções de motores. O primeiro é o 2.0 aspirado de 156 cv de potência e 19,6 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades e tração 4x2 dianteira. Já o segundo é o 1.6 turbo de 180 cv e 27,5 kgfm de torque, com transmissão automatizada de dupla embreagem e tração integral.

O preço é de US$ 53.900 na versão de entrada e US$ 65.900, respectivamente R$ 304.702 e R$ 372.539 na conversão direta. Só a título de comparação, a versão de topo do Tucson na Argentina tem quase o mesmo preço que uma Toyota Hilux GR-Sport no Brasil (R$ 371.390).

Vale lembrar que nos Estados Unidos o Tucson também é vendido nas variantes híbrida e híbrida plug-in. Apesar de a Hyundai não confirmar, o mais provável é que o Brasil receba as versões híbridas, principalmente para o SUV brigar de igual para igual com BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Nessas versões híbridas, o Tucson oferta 234 cv na híbrida leve e 272 cv na híbrida plug-in. Fato é que o SUV chegará ao Brasil, só resta saber qual a estratégia que a Hyundai vai adotar para o mercado nacional.

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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