Novo Toyota Prius copiará ideia da Fiat para aproveitar energia do sol

Placas solares garantem até 1.250 km de autonomia extra durante um ano de uso

LF
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18.11.2022 às 12:00 • Atualizado em 29.05.2024
Placas solares garantem até 1.250 km de autonomia extra durante um ano de uso

 A Toyota apresentou a nova geração do Prius, a quinta em 25 anos de mercado. A grande novidade, além do visual, está em uma tecnologia que já foi testada pela Fiat aqui no Brasil. 

Na atual geração, o Prius terá três versões, sendo duas híbridas convencionais. A primeira com o motor 1.8, que ainda não teve os dados revelados, mas anteriormente contava com 122 cv. Essa configuração deu origem ao Corolla híbrido. A segunda opção será um 2.0 com 193 cv de potência.

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A terceira variante é a híbrida plug-in do Toyota Prius, que entregará um desempenho interessante. São 223 cv, garantindo um 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Apesar disso, não é este o fato mais curioso do novo Prius.

Opcionalmente, o Prius contará com um teto solar que poderá aumentar a autonomia do carro em até 1250 km por ano. O sistema funciona com o carro parado principalmente, em movimento ele é utilizado para alimentar a bateria de 12 volts.

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Curiosamente, essa tecnologia já foi testada aqui no Brasil pela Fiat. Trata-se do Projeto Girassol, criado pelo Centro de Inovação da FCA (antes mesmo da criação da Stellantis), em parceria com o CSEM Brasil. 

O projeto contou com modelos como Uno e Argo, que rodaram o Brasil com painéis fotovoltaicos como fonte de energia para itens como ar-condicionado e sistema start-stop.

Os últimos relatórios divulgados pela marca foram em 2018 e apontam para a principal utilidade da tecnologia: redução no consumo de combustível. Segundo a Fiat, houve uma economia de 3,5%. O teste também foi feito na Europa, onde a redução foi de 2%. 

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A diferença na economia de combustível está na incidência de raios solares aqui na terra tupiniquim. Segundo Toshizaemom Noce, líder do projeto Girassol, o Brasil tem 70% a mais de insolação do que a Europa. Além disso, o velho continente possui 50% de sombreamento, enquanto o Brasil possui apenas 25%.

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O Toyota Prius com energia solar já passou por testes no Japão desde 2019,  no caso, eram painéis solares feitos pela empresa Sharp, na época o poder de regeneração da bateria era de apenas 56 km.

Os testes serviram para medir o quão úteis poderiam ser as placas solares em carros eletrificados. Agora, apenas três anos depois, parece que a tecnologia é promissora, resta saber se vai virar tendência ou algo exclusivo do Toyota Prius. 

Imagens: Divulgação/Toyota

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