Novo Toyota Yaris sedan é registrado no Brasil

Nova geração do Yaris Ativ tailandês aparece no INPI e levanta lebre sobre nosso mercado. Uma coisa é certa: sua plataforma nos será muito útil

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24.01.2023 às 11:31 • Atualizado em 29.05.2024
Nova geração do Yaris Ativ tailandês aparece no INPI e levanta lebre sobre nosso mercado. Uma coisa é certa: sua plataforma nos será muito útil

A Toyota confirmou recentemente ao novo governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, os planos de produzir e comercializar no Brasil pelo menos mais um produto híbrido flex. A chegada deve ocorrer entre 2024 e 25.

Qual modelo será esse? Ainda é um mistério, mas a fabricante pode ter indicado um caminho ao registrar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil a nova geração do Yaris sedan, já comercializada na Tailândia como Yaris Ativ. O três-volumes seria uma escolha assertiva para brigar com o novo Honda City.

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O modelo é construído a partir da plataforma DNGA, uma variação de baixo custo da arquitetura modular global TNGA que serve aos irmãos Corolla e Corolla Cross. Enquanto a segunda sigla significa Toyota New Global Architecture, a primeira é Daihatsu New Global Architecture. Daihatsu é uma subsidiária asiática de baixo custo da Toyota.

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Curiosamente, o cadastro no INPI brasileiro foi feito pela... Daihatsu! Talvez isso explique a falta de cuidado em obter sigilo no processo. Todavia, será ele o futuro e misterioso projeto de compacto híbrido flex que a fabricante japonesa planeja para nosso mercado?

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Projeto D90B

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A resposta, em princípio, é não. O site Autos Segredos já revelou que o próximo projeto de híbrido flex da Toyota no Brasil é chamado internamente de D90B ou Next B, e é um SUV. Já o projeto do novo Yaris Ativ sedan respondia pelo código D92A. Na Toyota, todos esses códigos são aplicados globalmente, o que significa que se tratam de modelos diferentes.

Em comum entre eles, a plataforma de origem Daihatsu (indicada mais uma vez pela letra D), o que indica que boa parte do que já está presente no Yaris Ativ tailandês pode fazer parte desse novo SUV brasileiro, que deve ser produzido em Sorocaba (SP).

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Uma dessas heranças seria a motorização híbrida, usando como base não o propulsor 1.8 de Corolla e Corolla Cross, mas sim o 1.5 que os nossos Yaris hatch e sedan já usam. A eles se aliaria o sistema híbrido da marca conhecido como THS II, cujo qual a Mobiauto explicou em detalhes como funciona neste outro artigo.

Outros equipamentos e itens de acabamento também podem ser compartilhados, incluindo a distância entre eixos de 2,62 metros. Por outro lado, nas versões de entrada, o D90B nacional pode bem preservar o propulsor 1.5 convencional, sem eletrificação, em vez de usar o 1.2 do novo Yaris Ativ asiático, que rende pouco mais de 90 cv de potência.

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Nova família de híbridos flex?

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Outra possibilidade é a Toyota decidir nacionalizar também o novo Yaris Ativ (sedan) e sua possível derivação hatchback, que ainda não foi lançada nem na Tailândia. Assim, passaria a ter uma família de compactos feitos com a mesma plataforma.

Seja como for, o projeto D90B é o que está com desenvolvimento mais avançado e puxaria a fila, com lançamento previsto para 2025.

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