O que é e como funciona um airbag de carro? Tudo o que você precisa saber

Apesar de uma década de obrigatoriedade do airbag, ainda restam dúvidas sobre item de segurança

DR
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11.06.2024 às 10:42
Apesar de uma década de obrigatoriedade do airbag, ainda restam dúvidas sobre item de segurança

O airbag já se tornou uma palavra comum até mesmo para aqueles que não são lá muito chegados ao mundo automotivo, e isso não é à toa. A presença do item é obrigatória em todos os veículos produzidos no Brasil desde 2014, como estabelecido pela resolução 311/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

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No entanto, apesar de sua importância para a segurança dos passageiros, ainda restam algumas dúvidas sobre o equipamento. Como um airbag funciona? Qual é o melhor tipo? É possível instalá-lo depois da compra? Questões essas que serão respondidas neste artigo, confira abaixo:

O que é o airbag?

Para começar, é necessário responder a seguinte pergunta: o que significa airbag? Bom, a resposta está no próprio nome do item. Trata-se de uma “bolsa de ar” (tradução livre) feita de nylon que é armazenada dentro de lugares como painel e volante do carro.

Sua função é proteger as pessoas dentro do carro em situações de colisões fortes. Para isso, o equipamento possui uma substância explosiva - azida de sódio ou nitrato de guanidina - em sua parte interna, a qual libera um gás, a partir de uma reação química, que é responsável por encher a bolsa de ar e amortecer o impacto.

Como o airbag funciona?

O seu funcionamento se dá a partir de sensores que detectam uma desaceleração brusca do carro, o que na maioria das vezes indica algum tipo de acidente grave. Deste modo, se os sensores detectarem algum tipo de anormalidade na aceleração do veículo, a reação química é “liberada”.

Todo processo de expansão de ar dentro da bolsa toma e deve tomar menos de 40 milissegundos. Isso porque a utilidade do item é justamente evitar lesões muito graves que podem acontecer no intervalo de tempo em que algum dos passageiros entre em contato com algum dos componentes mais duros do carro.

Após o impacto a bolsa desinfla lentamente, para que os ocupantes também não corram o risco de se asfixiar. Para isso, são feitos alguns furos no nylon que compõem o equipamento, e assim esvazia totalmente em quase quatro segundos após a colisão.

Quais são os tipos de airbag? Existe algum mais seguro?

O tipo de airbag obrigatório, mais conhecido e que teve seu funcionamento mais descrito é o duplo frontal, que também é o mais comum, justamente por sua obrigatoriedade. No entanto, além deste, existem outros oito tipos de airbags, os quais têm o intuito de proteger outras regiões dos passageiros e até mesmo pedestres - como faz o airbag de capô.

A presença desses outros tipos se dá pelo nível de acabamento do carro, e assim, quanto mais de luxo for o veículo é provável que ele possua mais desses equipamentos. Os tipos são: airbag lateral, airbag de cortina, airbag de joelho, airbag de cinto, airbag central, airbag de teto, airbag traseiro e airbag de capô.

Não é possível dizer se existe algum tipo melhor do que o outro, uma vez que todos podem acabar por salvar a vida dos passageiros e pedestres. Mas vale ressaltar o airbag lateral, pois são os mais comuns depois dos frontais e responsáveis por proteger a região lateral do tronco, muita exposta a perigos em situações de colisão.

É possível instalar airbag depois da compra?

Caso tenha comprado um carro que não possua o equipamento instalado, saiba que, sim, a depender do veículo, é possível instalar o airbag. No entanto, deve-se ficar atento aos valores, que não devem sair baratos.

De acordo com Anderson Moreira, proprietário da Guru do Airbag, o custo unitário de uma peça pode sair a R$ 8 mil e o custo de instalação pode ser de R$ 2 mil. Deste modo, a operação pode custar em torno de R$ 10 mil.

Existe prazo de validade? Pode dar defeito?

Sobre o prazo de validade deste equipamento não há resposta certa, muda de acordo com o modelo em si, sua data de produção e o manual do proprietário do veículo. Existem casos em que os airbags são projetados para não expirarem, mas existem outros em que a recomendação é realizar a troca do item a cada 10 ou 20 anos.

Quanto a defeitos, eles podem sim acontecer com esse equipamento. Fica de exemplo o caso da empresa Takata, em que diversas pessoas relataram a explosão “fora de hora” do airbag, o que acabou por causar ferimentos e até mortes.

Problemas de outras tecnologias e componentes do veículo também podem afetar o funcionamento do item. É o caso do ar-condicionado, que pode queimar o sistema de bolsa de ar, e também o do volante, que pode acabar por desgastar a cinta do equipamento.

O que fazer se a luz do airbag acender?

A luz do airbag acendeu, e agora? Quando isso acontecer é porque existe algum problema no sistema que monitora e coordena o funcionamento da bolsa de ar. Assim, nesses casos, o indicado é sempre levar o veículo a alguma oficina especializada para que o problema de operacionalidade do equipamento seja resolvido.

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