Os melhores carros seminovos para comprar e ter um feliz 2022
Lançamentos e até modelos descontinuados em 2021 podem ser bons negócios no mercado de usados
Por Fernando Vasconcellos
Mesmo com os consecutivos aumentos nos preços dos carros zero-quilômetro, reflexo da pandemia e da insistente desvalorização do real, o mercado automotivo teve importantes lançamentos em 2021 em diversos segmentos, principalmente entre os SUVs.
Apesar das novidades, alguns modelos consagrados pelos consumidores saíram de linha para dar lugar a carros novos, ou simplesmente por não atenderem às novas normas de emissões e de segurança.
Tanto os modelos recém-lançados quanto os que deixaram de ser produzidos no ano passado podem ser um bom negócio no mercado de seminovos, com descontos interessantes ou valorização futura.
Além de levar para casa um veículo praticamente novo, o consumidor economiza uma grana que poderá ser utilizada para pagar as despesas de documentação, seguro ou até mesmo algumas parcelas do IPVA, dependendo do modelo.
Sem contar que não precisará esperar durante semanas ou meses a chegada do veículo 0 km à concessionária.
Confira na lista abaixo 10 seminovos interessantes para comprar em 2022, de acordo com os preços da Tabela Fipe Mobiauto. Vale lembrar que os valores podem variar de acordo com a região do país, estado de conservação do veículo, quilometragem, descontos do vendedor e outras variáveis:
Leia também: 18 carros híbridos e elétricos que serão lançados em 2022
1 – CAOA Chery Tiggo 8
Lançado no mercado brasileiro em 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 vem se destacando no segmento de SUVs de sete lugares.
Montado em Anápolis (GO), o SUV de sete lugares oferece bom nível de equipamentos e motorização 1.6 turbo com injeção direta a gasolina, que entrega 187 cv de potência. A ela se alia um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo. A tração é dianteira.
Preço 0km: R$ 197.990
Preço seminovo (linha 2021): R$ 172.343
Diferença: 14,8%
Leia também: Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?
2 – Honda City EXL
O Honda City acabou de ganhar uma nova geração, mas o modelo antigo pode ser uma boa compra se o consumidor souber negociar um desconto. O sedã é movido pelo motor 1.5 flex aspirado de 115 cv, combinado ao câmbio automático CVT.
Preço 0km (nova geração): R$ 118.900
Preço seminovo (linha 2021): R$ 104.107
Diferença: 14,1%
Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar órfãos do Civic?
3 – Fiat Toro Volcano Turbo 270
A Fiat Toro Volcano Turbo 270 é a versão mais buscada com o novo motor 1.3 turboflex de 185 cv e transmissão automática de seis marchas. Nessa configuração, a picape compacta-média traz os equipamentos de série mais requisitados pelos consumidores.
Preço 0km: R$ 159.290
Preço seminovo (linha 2022): R$ 150.021
Diferença: 6,1%
Leia também: Avaliação: nova Fiat Toro, o que melhorou e o que deveria ter melhorado
4 – Ford EcoSport FreeStyle
O Ford EcoSport chegou a ser a grande referência do segmento no país em um passado não muito distante, mas deixou de ser produzido no começo de 2021 com o fechamento da fábrica da Ford em Camaçari (BA).
Entretanto, o SUV compacto ainda pode ser um bom negócio se o comprador conseguir um desconto generoso, considerando que se trata de um modelo fora de linha. Afinal, o motor 1.5 flex de 137 cv vem combinado a um câmbio automático de seis marchas que substituiu a problemática transmissão automatizada PowerShift.
Preço 0km (linha 2021): R$ 93.390
Preço seminovo (linha 2021): R$ 88.854
Diferença: 5,11%
Leia também: Duster e EcoSport: a 1ª grande rivalidade de SUVs nacionais
5 – Honda Civic EXL
Um dos sedans mais elogiados pelos proprietários por sua robustez mecânica e dirigibilidade afinada, o Honda Civic teve a sua produção no Brasil encerrada devido ao baixo volume de vendas.
Muito prejudicado pelos SUVs da mesma faixa de preços, o três-volumes ainda se mostra espaçoso e bem equipado na versão EXL, movida pelo propulsor 2.0 flex aspirado de 155 cv, atrelado à caixa automática CVT.
Preço 0km: R$ 142.700
Preço seminovo (linha 2021): R$ 136.168
Diferença: 4,8%
Leia também: Avaliação: Honda Civic está ameaçado, mas ainda é um carrão
6 – Volkswagen Taos Highline
Principal lançamento da marca alemã em 2021, o VW Taos é fabricado na Argentina e utiliza a consagrada plataforma modular MQB para oferecer bom nível de equipamentos e ainda aproveitar o bom motor 1.4 turboflex de 150 cv, com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades.
Preço 0km: R$ 197.590
Preço seminovo (linha 2022): R$ 189.243
Diferença: 4,41%
Leia também: Avaliação: VW Taos tem bala na agulha contra o líder Compass?
7 – Honda Fit EXL
Outro Honda queridinho dos proprietários que dá adeus ao mercado brasileiro, o Fit deixou de ser fabricado no país para ser substituído pelo novo City hatchback, que começa a ser vendido em janeiro. O espaçoso e versátil monovolume é equipado com o motor 1.5 flex aspirado de 115 cv e câmbio automático CVT.
Preço 0km: R$ 107.300
Preço seminovo (linha 2021): R$ 102.859
Diferença: 4,3%
Leia também: Honda Fit, o rei da modularidade, dará mesmo adeus ao Brasil
8 – Volkswagen Fox Connect
Outro veterano que saiu de linha por não se enquadrar mais nas novas leis de emissões e segurança, o Volkswagen Fox é sempre lembrado pelo bom espaço interno e pelo desempenho, aliado ao consumo moderado de combustível.
As últimas versões (Connect e Xtreme) vinham equipadas com o motor 1.6 flex de 104 cv, da também extinta família EA111, e câmbio manual de cinco marchas.
Preço 0km (linha 2021): R$ 61.690
Preço seminovo (linha 2021): R$ 59.865
Diferença: 3,04%
Leia também: VW Fox nasceu para matar o Gol, mas morre antes do irmão
9 – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Primeiro SUV da Toyota fabricado no Brasil (o icônico Bandeirante era um parrudo jipe), o Corolla Cross vem atingindo bons números de vendas com apenas alguns meses de mercado.
A sua versão topo de linha é movida pelo conjunto híbrido formado pelo motor 1.8 flex de ciclo Atkinson e um propulsor elétrico, que entregam potência combinada de 123 cv. O câmbio transeixo emula o funcionamento de uma caixa automática CVT.
Preço 0km: R$ 197.290
Preço seminovo (linha 2022): R$ 192.627
Diferença: 2,4%%
Leia também: Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV é econômico mesmo lotado?
10 – Jeep Compass Limited T270
Por fim, a versão mais procurada do Jeep Compass, com o novo motor 1.3 turboflex de 185 cv e transmissão automática de seis velocidades, foi o modelo que sofreu a menor variação de preços entre os lançamentos no mercado de seminovos.
Assim como a Toro Volcano, o Compass Limited oferece os equipamentos de série mais buscados por seus consumidores.
Preço 0km (linha 2022): R$ 188.390
Preço seminovo (linha 2022): R$ 187.099
Diferença: 0,7%
Leia também: Avaliação: Jeep Compass T270 dá alguma brecha a Taos e Corolla Cross?
Imagens: Divulgação e Mobiauto
Você também pode se interessar por:
10 carros que sofreram os aumentos de preço mais absurdos em 2021
24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022
Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022
14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022