Os mini carros que são o sonho de toda criança
Montadoras apostam em carros voltados ao público infantil
O amor por carros pode nascer ainda criança. Miniaturas, desenhos animados, filmes, simuladores. Tudo pela admiração que nasce pelas máquinas de alta velocidade e potência.
Pensando nisso, montadoras criaram uma maneira dos pequenos se divertirem e cultivarem o amor pelo mundo dos automóveis desde a infância: desenvolveram carros feitos especialmente para eles. Não é possível utilizá-los em ruas públicas - mas dá pra se divertir bastante!
Nenhum dos modelos a seguir está disponível no Brasil ainda, mas vale a pena conferir como a Bugatti e a Toyota buscaram realizar o sonho da criançada.
Bugatti Baby
O Bugatti Type 35 é o carro que trouxe a Bugatti Automobiles S.A.S à fama na década de 1920. Ele é considerado o carro mais bem-sucedido da marca de todos os tempos e responsável por mais de 2 mil vitórias em corridas profissionais e amadoras.
História
Era o ano de 1926, quando Ettore, fundador da marca, e seu filho mais velho, Jean, decidiram construir um Type 35 em meia escala de presente para o filho mais novo, Roland.
Eles pretendiam construir um carro exclusivo para o garoto, mas ele acabou se tornando um veículo oficial da Bugatti. Isso porque o feedback dos clientes que conheceram o mini carro foi tão positivo que resolveram produzir outros que foram vendidos entre 1927 e 1936.
Foi assim que o Bugatti Baby nasceu. Foram colocados à venda apenas cerca de 500 unidades do carro bebê, preservadas por poucos sortudos. Até agora.
O Novo Bugatti
Em comemoração especial de aniversário de 110 anos da empresa, a marca francesa resolveu reviver essa ideia. Lançado quase um século após seu antecessor, o tributo contemporâneo à obra-prima de Ettore feito para crianças terá algumas modificações. O original era exclusivo para motoristas crianças. Já o Baby II, é uma réplica de três quartos do Bugatti Type 35, um pouco maior, o que lhe permite ser pilotado também por adultos.
O primeiro modelo de projeto foi feito por impressão 3D e apresentado no Salão de Genebra. A ideia é que o veículo possa permitir que até mesmo as gerações mais novas possam compartilhar o amor pela direção e pela marca clássica Bugatti.
Interior e exterior
O cockpit do Bugatti Baby II tem painel de alumínio giratório exclusivo da montadora, assentos de couro e uma recriação em escala do volante de quatro raios do Type 35, além de outros instrumentos personalizados da Bugatti. O modelo pode ir até a 30 km/h.
O exterior do carro é pintado em azul francês tradicional do modelo de corrida Type 35, mas, os compradores também podem encomendar cores alternativas pagando uma quantia a mais. Possui ainda rodas de liga leve de alumínio de oito raios e abrigam freios modernos em cada uma delas.
Preço
O brinquedo tem preço salgado. Com valor inicial de 30 mil euros, cerca de 135 mil reais em conversão direta. Mesmo assim, se você quer participar da corrida por um desses, é melhor correr! Estritamente limitado, assim como o original, serão produzidos apenas 500 carros. Cada um deles vem com uma placa numerada de edição limitada e os carros encomendados em 2019 terão um distintivo comemorativo do 110º aniversário da Bugatti.
Toyota Camatte
Pensando em inspirar crianças e plantar a sementinha do amor por carros e direção, a Toyota criou o conceito Camatte. Ele foi apresentado ao mundo no Salão do Brinquedo de Tóquio de 2012 e desde então, ganhou diversas versões ao longo dos anos.
Camatte? O que é isso?
Caso você esteja se perguntando o significado de "Camatte", esse é o termo japonês para "cuidado". Segundo a montadora, significa cuidar de outras pessoas e cuidar de carros. A marca pensou nos jovens motoristas para criar o conceito personalizável, esportivo e orientado para a família.
Design
O design do carro pode ser alterado - os painéis da carroceria podem ser facilmente removidos e instalados, permitindo uma variedade de diferentes combinações de cores e design. A criança consegue ainda personalizar seu carro com decalques magnéticos coloridos, luzes de led e desenhos na carroceria.
No Salão do Brinquedo de Tóquio a montadora cria até mesmo pista para o “test-drive” dos modelos. Lá, dá para encontrar pistas interativas e coloridas e a mudança de paisagens projetadas em uma tela de 220 graus para criar o efeito de seguir em uma jornada real em um simulador antes de ir para trás do volante.
Segurança
Se é segurança te preocupa, pode relaxar! A velocidade máxima é estipulada em um regulador antes do passeio. O banco do motorista e os pedais podem ser ajustados, independente do tamanho da criança. Os dois bancos traseiros para adultos são bem próximos dos dianteiros, permitindo que o auxílio à direção seja ainda mais simples. Além disso, existe um freio de mão que pode ser facilmente acionado na parte de trás do Camatte.
A dinâmica do carro é bem fácil. Há basicamente dois botões - um para desligar e ligar e outro para ir para frente ou dar a ré -, e dois pedais - um para andar para acelerar e outro para frear.
Preço
O preço do Toyota Camatte não foi divulgado por ser um modelo conceito da montadora, não disponível para venda.