Por que a Anfavea quer antecipar aumento de impostos para carros elétricos e híbridos

Entidade quer solicitar antecipação, mas medida depende da aprovação do governo federal

LF
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28.06.2024 às 12:44 • Atualizado em 12.11.2024
Entidade quer solicitar antecipação, mas medida depende da aprovação do governo federal

A Mobiauto já trouxe anteriormente a questão sobre a taxação da União Europeia e dos Estados Unidos sobre os carros importados da China, medidas que foram tomadas recentemente contra os elétricos e híbridos do país asiático. Vale lembrar que o Brasil começou a taxar, independente da origem do carro, modelos importados híbridos e elétricos desde o início de 2024.

A questão é que tal alíquota incidente sobre esses carros importados híbridos e elétricos, que terá aumento progressivo no decorrer dos anos, pode ter o maior imposto antecipado se depender da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

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Isso porque em um seminário promovido pelo portal AutoData, o presidente da Anfavea afirmou que o setor está solicitando ao governo a antecipação do imposto sobre importação de 35% de maneira imediata.

É importante relembrar que o imposto de importação foi retomado em janeiro de 2024, com tarifas menores, que atingiriam os 35% somente em julho de 2026. Confira abaixo a tabela do plano inicial de importação:


Híbrido
Híbrido Plug-in
Elétrico
Janeiro/2024
12% 12% 10%
Julho/2024
25% 20% 18%
Julho/2025
30% 28% 25%
Julho/2026
35% 35% 35%

A solicitação da entidade ainda precisa ser aprovada pelo Governo Federal para entrar em vigor, contudo, isso já indica um pé atrás da Anfavea em relação a competitividade do mercado. Vale lembrar que a GWM já adquiriu a antiga fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP), enquanto a BYD possui sua fábrica em Camaçari (BA).

Recentemente a BYD achou uma forma de driblar o imposto que aumentará agora em julho, cujo percentual chegará a 25%. Com isso a gigante chinesa tratou de importar cerca de 60 mil carros antes do novo reajuste da alíquo, inclusive com o BYD King, modelo que na época nem havia sido lançado, assim conseguindo manter um preço competitivo de mercado.

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