Por que este simples Lada Niva está custando R$ 1,4 milhão

Famoso SUV russo tem apenas 220 km rodados, mas pedida é alta por um veículo produzido até hoje

Diego Dias
Por
25.05.2023 às 21:00 • Atualizado em 29.05.2024

Um fenômeno que vem ocorrendo em todo o mundo é o preço alto pedido por carros clássicos. Tempos atrás, no Brasil, tivemos o VW Gol GTI leiloado por quase R$ 120 mil e que foi motivo de polêmica, mas na Rússia apareceu um Lada Niva por um valor dez vezes mais alto. 

Estamos falando do Lada Niva, famoso SUV russo que é fabricado até os dias de hoje. Caso não esteja acreditando, é só dar uma conferida no site oficial da Lada, que comercializa diversas versões do famoso utilitário 4x4.  

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O valor pedido por um Lada Niva 1980 no site local chamado auto.ru é de assustar: nada menos do que US$ 288.000 ou R$ 1,4 milhão, em conversão direta, livre de impostos.  

Podemos dizer que, mesmo com este status de clássico (o modelo tem 43 anos) e sua quilometragem até surpreendente, com baixíssimos 220 km rodados no hodômetro, fica difícil justificar o valor pedido pelo Niva em questão.  

Geralmente quando pensamos em carros clássicos que custam um rim vêm à mente veículos de uma série especial, em ótimo estado de conservação e com uma tiragem relativamente baixa. Não é o caso do Lada Niva. 

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Isso porque o jipe 4x4 russo é produzido desde 1977 e ainda sai da linha de montagem da Lada, ganhando diversas atualizações. Ou seja, por que então alguém compraria este Niva 1980 em estado de zero quilômetro se atualmente ele ainda é produzido? É algo um tanto curioso, mas por outro lado não tem como admitir que tal unidade esteja em ótimo estado. 

Modelo 1980 que parece ter saído da loja 

Com desenho clássico (e que mudou pouco até hoje), além da sua conhecida robustez e capacidade no off-road, o Lada Niva 1980 à venda traz a clássica configuração com lanternas horizontais, diferente do modelo atual com conjunto disposto na vertical. 

Como pode ser notado nas imagens, o veículo está em ótimo estado de conservação, tanto que traz sua pintura vermelha original, para-choques cromados e as rodas de aço ainda brilhando. 

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Chama a atenção ainda como estão novos outros pontos como o motor, suspensão e diferencial, que parecem nunca terem sido usados. A aparência é de um veículo de quatro décadas que foi restaurado, mas este não é caso.  

O cuidado do seu dono foi tanto que até as proteções plásticas que envolvem o painel e os bancos ainda estão lá, mantidos desde quando o modelo saiu da fábrica. O mais interessante também é que o proprietário guardou a documentação original e o recibo que comprova a compra do Niva em 1980.    

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Sob o capô está um motor 1.6 quatro-cilindros a gasolina, naturalmente aspirado, que entrega 76 cv de potência - pouco abaixo dos 83 cv gerados pelo motor 1.7 usado pelo Niva atual. O câmbio é manual de 4 marcha, enquanto a tração é 4x4 com três bloqueios de diferencial. Um utilitário um tanto raiz.  

Preservado por 43 anos, este Niva curiosamente está localizado em Togliatti, cidade situada a quase 1.000 km da capital russa, Moscou, onde também está a fábrica da AvtoVAZ, que produz os veículos da Lada. 

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Para comparação, enquanto este Lada Niva 1980 está saindo por US$ 288 mil, um novo Lada Niva Legend 2022 é vendido na Rússia por US$ 8.664 (R$ 43.461 em conversão direta). E aí, você levaria para casa este Niva 1980 de R$ 1,4 milhão?


Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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