Por que o VW Virtus não será mais fabricado em São Bernardo do Campo?
Marca muda estratégia quanto ao sedan e modelo será produzido em outra planta
A Volkswagen começou a se mexer pensando no futuro, principalmente em relação à mobilidade elétrica. Como a Mobiauto já informou meses atrás, a marca está revendo sua logística de produção e realocando os produtos entre as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Você pode se interssar por:
- Volkswagen vai investir R$ 3 bilhões para produzir Tarok e Virtus no Paraná
- Novo VW Jetta GLI: detalhes do sedan reestilizado em 20 fotos
- Flagra: Novo VW Nivus poderá antecipar visual do A0 SUV; entenda
- Exclusivo: VW Virtus será fabricado no Paraná para abrir espaço aos híbridos
Depois de ter tirado de linha VW Gol e VW Voyage, a Volkswagen transferiu a produção do Polo, quase que totalmente, para Taubaté (SP). Lá são fabricados hoje o hatch, o Polo Track e teremos um novo SUV compacto, que recentemente foi flagrado rodando pelo Brasil.
Na Anchieta, fica Nivus, Polo GTS e Saveiro, e a grande novidade é que o Virtus foi retirado da linha de produção na unidade da Anchieta no ABC paulista. A fabricante divulgou nas últimas semanas que o sedan compacto será produzido agora em São José dos Pinhais (PR).
Lá, ele dividirá a linha de montagem com VW T-Cross e a VW Tarok, nova picape da Volkswagen que chegará entre 2026 e 2027 ao nosso mercado.
A estratégia é simples e já foi explicada pela Mobiauto. A Volkswagen entende que a unidade da Anchieta é a mais qualificada para receber as tecnologias híbridas e elétricas. Ou seja, lá que serão produzidos o modelo inédito modelo elétrico da marca e dois outros produtos híbridos - esses últimos já confirmados pela fabricante.
Dessa forma, era necessário abrir espaço na unidade fabril para produção dos novos produtos.
A expectativa é de que os modelos híbridos sejam SUVs, e que ambos sejam o novo Tiguan, chamado do outro lado de Tayron, um na versão de cinco lugares e outro na de sete assentos, ou cupê. Eles devem ser apresentados entre 2027 e 2028.
Para ver mais detalhes sobre o os planos da VW, acompanhe mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista da Mobiauto, no Youtube: