Preços de carros subiram tanto que a bola da vez é comprar um usado

Zero km chegaram a patamar muito distante do poder aquisitivo de boa parte dos brasileiros, e trocar usado por outro usado por ser a melhor saída

PT
Por
27.04.2023 às 14:22 • Atualizado em 29.05.2024
Zero km chegaram a patamar muito distante do poder aquisitivo de boa parte dos brasileiros, e trocar usado por outro usado por ser a melhor saída

Com a insana rotina de viagens a trabalho e lazer que tive nos últimos meses me vi envolto em um mar de caronas em diversos tipos de veículos, sejam eles táxis, carros de aplicativo ou até carros de conhecidos, em diferentes cidades do Brasil. 

E eu, como um bom observador automotivo, acabei adentrando em um filosófico estudo sobre o perfil dos donos e o estado aparente da jabiraca, concluindo em projeções nada animadoras de como aquele carro estará quando for vendido ao próximo dono. 

Publicidade

Impossível dizer, mas acredito que minha mente foi até esse local sombrio e caótico por conta do vertiginoso aumento nos preços dos carros usados e novos dos últimos três anos. Atualmente não me vejo comprando um veículo zero km, pelo menos um que me agrade. Então comecei a imaginar a odisseia que seria buscar um bom usado em um mercado de preços insanos e manutenções negligenciadas. 

Então, para analisar melhor o cenário atual e imaginar como será nosso futuro, decidi fazer uma rápida pesquisa sobre a evolução do preço de referência de três modelos, ao longo dos últimos anos, tomando como base a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE.

Você também pode se interessar por:

Evolução dos preços dos carros

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Figura 1 - Evolução do valor da tabela FIPE do Fiat Palio 1.0 16v 2002

Primeiro, analisei meu próprio carro: um Fiat Palio 1.0 16v Century 2002. Um antigo que não é clássico, nem colecionável. Pelo menos ainda... Mesmo ele, que era um carro relativamente esquecido até uns anos, subiu consideravelmente de valor entre 2021 e 2023: praticamente 25% de aumento.

 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Figura 2 - Valores da tabela FIPE do Fiat Mobi 

O segundo objeto de análise é o Fiat Mobi Like 1.0 2018. Além da evolução dos valores da FIPE do modelo 2018, inseri no gráfico o valor de um zero km, para comparação. Em valores percentuais, a evolução do Mobi foi semelhante à do Palio, ficando em torno dos 30% de 2021 a 2023.

 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Figura 3 - Comparativo dos valores FIPE do Toyota Corolla

Por último, decidi incluir um dos queridinhos do mercado: Toyota Corolla XEi 2018. Percebe-se que o comportamento dos preços FIPE do modelo 2018 é bem semelhante ao do Fiat Mobi, com uma exceção: o Corolla desvalorizou de 2022 para 2023.

Para consolidar o estudo, decidi também analisar o aumento do salário-mínimo para o mesmo período. Pode-se perceber no gráfico que o salário-mínimo aumentou em proporção menor do que os valores dos carros para o período entre 2021 e 2023. Além disso, em 2018 um Fiat Mobi zero km custava o equivalente a 36,7 salários-mínimos, e um Toyota Corolla XEi custava o equivalente a 97,3 salários-mínimos. 

Os mesmos modelos zero km em 2023 custam, respectivamente, 52,9 e 117,8 salários-mínimos. Esta é a prova que nosso poder de compra despencou na última década.

 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Figura 4 - Evolução do salário-mínimo

Anuncie seu carro na Mobiauto

É hora de comprar um usado

A segunda conclusão dessa análise é mais sutil, e nos dá uma luz sobre como pode ser nosso futuro a curto prazo. A queda no valor do Corolla e o aumento no valor do Mobi para o biênio 22-23 pode ser traduzida como uma queda no interesse em veículos mais caros, e um aumento na demanda de carros populares, com custo inicial e de manutenção mais reduzidos. O mercado todo desacelerou, mas essa desaceleração foi mais violenta no topo do que na base da pirâmide.

Aliando essa informação às recentes notícias sobre o movimento de criação de um novo carro popular, com valores abaixo do piso atual do mercado, fruto de novos incentivos e políticas ambientais, é plausível acreditar que teremos mais movimento na base do mercado para os próximos anos. Quanto custará um carro popular no fim de 2023? Vou ter que deixar essa para responder depois, minha bola de cristal está falhando...

O fato é: se você pretende trocar seu carro e está pensando em comprar um zero km, sugiro que você espere. Ainda não está claro o que acontecerá nos próximos meses, mas está claro que vão acontecer movimentações.

Uma alternativa para cenários incertos como o atual, é substituir seu usado por outro menos usado, como era comum nos anos 90. E assim voltamos ao mundo obscuro do histórico desses automóveis, que tanta gente teme. “E se eu troco meu carro por um mais novo, só que ele está pior?” Depois das experiências relatadas no início do texto, tenho que concordar que isso realmente é possível.

Para usados a dica de compra dos zero km também é válida: espere! Os preços ainda estão nas alturas, embora com indícios de queda. E ainda existem cenários pouco prováveis onde essa onda pode virar e acarretar uma desvalorização acima do esperado. 

Dica: sempre procure dicas na internet para fazer um pré-filtro dos carros que de cara estão ruins ou acima do preço. 

Embora não exista uma receita de bolo para a compra certeira, alguns pontos de observação são cruciais para eliminar futuras bombas relógio da sua pesquisa. Feito o filtro, outra forte dica é contratar serviços de avaliação pré compra. Existem diversos profissionais atualmente que podem detalhar todos os pontos fortes e fracos do produto, além de detectar possíveis fraudes.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto. 

William Marinho, engenheiro mecânico e entusiasta do mundo automotivo.

Siga o Perda Total nas redes:

YouTube: www.youtube.com/c/PodcastPerdaTotal

Instagram: http://www.instagram.com/perdatotal_podcast/

Facebook: www.facebook.com/perdatotalpodcast


Publicidade
Outras notícias
Publicidade