Qual será o futuro dos Toyota Yaris atuais com a chegada do Yaris Cross?

SUV compacto híbrido será fabricado no Brasil. Descubra o que acontecerá com hatch e sedan

Renan Rodrigues
Por
17.04.2024 às 13:30

A Toyota anunciou um investimento bilionário para produzir novos produtos no Brasil. Entre eles, o inédito Yaris Cross, um SUV compacto com motorização híbrida, será produzido na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.

No entanto, a chegada de um novo produto gera dúvidas com relação aos atuais. Obviamente, os dois Corolla, sedan e SUV, continuarão. A picape Hilux, líder de mercado, também seguirá em linha com a possibilidade de, junto com o SW4, ganhar motorização híbrida. Mas e os Yaris sedan e hatchback? O que a Toyota fará com eles?

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Bom, desde 2023,a Mobiauto trata a respeito do futuro da família Yaris. Dentro do planejamento da marca, haverá uma nova geração dos compactos Yaris e Yaris Sedan. Ambos utilizarão a plataforma e motorização híbrida do SUV Yaris Cross. O lançamento é previsto para 2026.

A informação vem de uma declaração do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, ao site Automotive Business. Segundo ele, o ciclo prevê pelo menos um novo produto compacto para ocupar o lugar do Etios como novo carro de entrada da marca no Brasil, voltado tanto ao mercado interno quanto para exportações.

A Mobiauto compreende que este modelo é o Yaris, que já faz o papel atualmente. Os nomes devem ser mantidos, formando a futura “família Yaris”, com hatch, sedan e SUV, todos compactos. A estratégia é parecida com a do Corolla, que já tem sedan e SUV, além de um hatch esportivo. A Hilux também terá estratégia similar, com a Hilux que conhecemos, a Hilux Champ e uma nova picape intermediária para brigar com a Fiat Toro, mas ainda sem nome definido.

Os novos Yaris e Yaris Sedan compartilharão com o Yaris Cross a plataforma DNGA, uma simplificação da matriz TNGA de Corolla e Corolla Cross, e a inédita motorização 1.5 híbrida flex de cerca de 113 cv que detalhamos neste outro artigo. Versões básicas contarão com uma variante apenas flex desse mesmo motor, com cerca de 110 cv.

Em relação ao sedan, não há muito mistério sobre o que vem por aí. Estamos falando do novo Toyota Yaris Ativ vendido na Tailândia. A novidade é que o modelo ainda não possui nenhuma versão híbrida, algo que está prevista para ser lançada na Ásia nos próximos anos. 

Já o novo Yaris hatch voltado a mercados emergentes ainda está em desenvolvimento e deve ganhar vida justamente entre 2025 e 26, de maneira quase simultânea entre os mercados sul-americano e asiático.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade