Quando vale a pena ter uma picape?

Uma picape é um bom negócio se faz sentido para suas necessidades e se você tem dinheiro para pagar os custos agregados

Camila Torres
Por
18.02.2021 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024

As picapes estão cada vez mais em alta no Brasil. Mesmo tratando-se de uma categoria mais cara, elas já mostraram que têm um púbico fiel, fato comprovado na pandemia quando modelos como Fiat Strada e Toro[1]  assumiram posições de destaque entre os veículos mais vendidos do país. 

O mercado de picapes também se mostrou aquecido com os lançamentos do ano passado, como a nova geração da Fiat Strada, a Toyota Hilux reestilizada, a Chevrolet S10 renovada, o facelift da Mitsubishi L200 Triton[2] , a nova VW Amarok V6 com motor ainda mais potente[3]  e a chegada da Ram 1500.

Publicidade

Mas o mais impressionante mesmo foram as picapes mostrando que sua força não está apenas no motor, como por exemplo quando a nova Strada conseguiu a posição de carro mais vendido do mês de setembro[4] .

Sejam compactas, médias ou intermediárias, elas são sucesso entre pequenos comerciantes, produtores rurais e aventureiros. E, cada vez mais, têm feito sucesso também entre um público mais urbano para uso como “carro de passeio”.

Se você está entre esses grupos, este texto pode te ajudar a tomar a decisão certa. Já adianto que, seja para trabalho ou lazer, uma picape pode sim valer a pena e ser uma ótima companheira. Você só precisa saber quando. 

Leia também: As picapes rivais da Ram 1500 nos EUA que queríamos no Brasil

Quando não cabe no porta-malas

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Seja para fins de trabalho ou lazer, pessoas que frequentemente precisam de mais espaço do que o porta-malas de um automóvel comum possa oferecer, por maior que ele seja, podem recorrer às caçambas de uma picape compacta ou média. 

Mas é preciso estar ciente que o isolamento de uma caçamba, mesmo com capota marítima, nunca será o mesmo de um porta-malas, principalmente em dias de chuva. 

Sendo assim, antes de optar por uma picape pensando só na capacidade da caçamba, é preciso analisar se os produtos que serão nela transportados podem ser danificados em contato com água ou não. Em caso afirmativo, será preciso providenciar um isolamento extra da carga. 

Leia também: As picapes mais fortes do Brasil (já com as novas Amarok V6 e Hilux)

Em caso de viagem a passeio, não se recomenda levar mochilas e malas de tecido na caçamba. Em uma tempestade, as roupas podem acabar molhadas e os diferentes tipos de tecido podem até manchar permanentemente. Neste caso o recomendável são malas rígidas, que oferecem mais proteção. 

Por outro lado, uma picape também é uma boa opção para abrigar artigos de acampamento no caso de uma trilha ou passatempos diversos para levar à praia, como pranchas de surfe, stand up ou caiaque. E ainda terão espaço para as malas. 

Quando pegar estrada quase faz parte da rotina

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Se viajar de carro é algo que você costuma fazer com frequência, uma picape pode valer muito a pena. E se uma estradinha de terra sempre está incluída nos seus roteiros de viagem, melhor ainda. 

Pegar estrada frequentemente ou encarar longas distâncias exige um veículo com motor potente e que ofereça mais segurança e resistência. E quanto mais longa a viagem, mais espaço para as bagagens você vai precisar. Nessa hora, uma caçamba cai bem.

Além disso, uma picape com motor a diesel costuma ter excelente autonomia, o que significa intervalos maiores de parada para reabastecimento. 

Mas atenção: sem carga na caçamba, a distribuição de peso de uma picape fica quase toda concentrada na dianteira, o que pode comprometer a estabilidade se o condutor não for prudente nas curvas. E, devido ao tipo de carroceria e às suspensões geralmente mais altas, a aerodinâmica não será a mesma de um hatch ou sedan. 

Agora, se você é aficionado por trilhas, acampamentos ou viajar para lugares mais isolados, é certo que uma picape será ótima aquisição para você, mas o melhor é que seja a diesel e com tração 4x4, por favor. 

Leia também:  Quais os melhores carros para viajar? Sete modelos bons de estrada 

Quando não se tem preocupação com gastos

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Não, não estou falando só do valor da picape, meu amigo, mas também dos custos que ela acarretará. Porque acredite: você pagará mais caro pelo seguro, nas revisões e até mesmo para fazer aquela limpeza que ela tanto merece no lava-rápido.

E, como já dissemos, a aerodinâmica inferior tende a fazê-la visitar o posto de combustível com mais frequência, porque o consumo não será comedido. Ah, e se um componente der problema, prepare-se para também abrir mais a carteira do que faria se tivesse comprado um sedan. 

Leia também: Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil

Quando é o “melhor negócio da sua vida”

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Uma picape seminova ou usada, ofertada por um bom valor e em excelente estado, na maioria das vezes é a melhor opção. Sempre terá alguém querendo vender uma picape (ou qualquer carro) para ontem. E se você tiver paciência para procurar, ainda comprará de uma dessas pessoas que rodou pouquíssimo, não se encantou e já está de olho em outra. Isso sim será o “melhor negócio da sua vida”. 

Financiamento de carro: NÃO siga estas 5 dicas e pague até 735% mais juros

Só de sair da concessionária, o veículo já sofre com a desvalorização. Alguns quilômetros rodados, mais desvalorização. Pressa para vender, negociação e desconto. O cenário fica ainda melhor se você puder pagar à vista. 

Caso contrário, espere pela próxima oportunidade se você não precisa de uma picape urgentemente consiga ao menos 30% do valor ou até mais, se possível, para dar de entrada. Só assim o financiamento não te fará pagar por duas picapes para levar uma. 

Leia também: As 6 melhores picapes 4x4 cabine dupla entre R$ 50 mil e R$ 60 mil

Agora se a preferência é por uma picape 0 km e você tem o dinheiro para pagá-la à vista, consiga um bom desconto e assine o contrato. Se o cenário for uma picape zero-quilômetro financiada e quase sem entrada, tire o pé do acelerador, faça as contas e reflita. Talvez seja mais negócio assinar uma picape.

Simule online o financiamento do carro dos seus sonhos

Agora, se o sonho de uma picape zero-quilômetro, mesmo que financiada, fala mais alto, não sou eu que vou te dizer para não realizá-lo. Apenas esteja disposto a pagar o preço, que será alto (tenho o dever de alertar). O mínimo que posso desejar é que você tenha momentos memoráveis a bordo da sua caminhonete. 

Quando a sua família não é grande

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por mais confortável que sejam as picapes atuais, principalmente as mais caras, elas não são equivalentes a um carro de passeio, o que quer dizer que isso impacta diretamente no conforto e no espaço dentro da cabine. Quem normalmente mais sente isso na pele é quem viaja no banco de trás. 

Por isso, com base nas minhas experiências com picape, elas são muito boas para quem é solteiro, vivem em casal sem filhos ou tem filhotes ainda em fase de crescimento. Já para o transporte de cinco adultos, mesmo numa picape média de cabine dupla, a viagem fica um pouco mais sofrida. 

Outra questão importante é: quanto o conforto é importante para você? Afinal, estamos falando de um veículo mais molenga, que costuma “pular” mais ao passar obstáculos. Assim como nos parques da Disney, o ponto alto dos brinquedos não é conforto, mas diversão e segurança. 

Simule online o financiamento do carro dos seus sonhos

Talvez você também se interesse:

Confira as melhores ofertas de picapes aqui
Avaliação: 1ª picape elétrica do mundo é robusta como Hilux ou S10 a diesel?
As picapes mais fortes do Brasil (já com as novas Amarok V6 e Hilux)
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
Simule online o financiamento do carro dos seus sonhos

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade